Categories: Uncategorized

Os olhos do professor

Num emocionante encontro com ex-colegas de faculdade, semana passada, um antigo professor, Luiz Barco, fez discurso sobre esta que, a meu ver, é a profissão mais injustiçada do Brasil. Citando um livro lançado recentemente, ele relembrou a história do menino pobre que nunca tinha visto o mar. Levado por seu pai, extasiou-se diante da imensidão azul e verde, e disse: “Ô meu pai, me empresta teus olhos, pois os meus não dão conta de tanta belezura”! E concluiu o velho mestre: “Ser professor é emprestar os olhos para que os alunos vejam a belezura do mundo”.

Poderia acrescentar: “a feiura também”, já que nem só de belezas é feito este nosso planeta. Conto a história, antes de mais nada, para homenagear o prof. Barco e todos os demais professores que se dedicam, sinceramente, a essa verdadeira arte que é ensinar. E conto também para provocar uma reflexão: num país tão carente de educação, e em que o próprio presidente da República diz que não é preciso estudar para aprender, todo professor – pelo menos aqueles que levam a sério o ofício e vivem “emprestando os olhos” – merece uma estátua. Minto: merece melhor reconhecimento, melhor salário e melhores condições para exercer profissão tão nobre.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Esse belo texto nos leva a uma constatação terrível;a Educação em nosso pobre País está sendo propositalmente relegada pelos governantes há muito tempo.O interesse dos políticos é não só manter como aumentar o grau de ignorância da população para facilitar seu uso como massa de manobra em eleições e reeleições muito mais fáceis onde se tem a compra garantida do voto com esmolas como o triste bolsa-família.A prova disso é a reeleição reiterada de figuras comprovadamente corruptas,que graças à ausência quase total de formação e informação da maior parte da população,faz com que essa não tenha senso crítico suficiente para mudar esse estado de coisas,ficando refém da sua própria ignorância

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago