Categories: Uncategorized

TV, internet e polêmica

A tecnologia, como se sabe, evolui a cada minuto. Mas sempre há aqueles que tentam impedir essa evolução. Foi assim quando lançaram o cinema sonoro, na década de 20, e é assim agora com a “invasão” da TV na internet. Nos EUA, as duas maiores empresas de TV paga – a operadora Comcast e a programadora Time Warner – anunciaram um acordo para, a partir do mês que vêm, colocar na web alguns de seus programas. É um piloto, de nome TV Everywhere (“TV em todo lugar”), com apenas 5.000 assinantes recebendo o sinal via conexão de banda larga, para que as empresas analisem a receptividade; se der certo, deve se tornar um serviço permanente.
Bastou anunciar a idéia para que entidades de defesa do consumidor(!!!) se voltassem ferozmente contra. “Os consumidores saem perdendo”, acusou Gigi Sohn, presidente de uma ONG chamada Public Knowledge. “Somente alguns – que possuem banda larga – terão o pivilégio. Isso fere as leis da livre concorrência”. A crítica, defendida também por outra entidade chamada Media Access Project, é de que os programas devem ser deixados na rede para todo mundo, e não apenas para assinantes. Jeff Bewkes, presidente da Time Warner, justifica: “Não temos como viver de publicidade na web, portanto precisamos cobrar pelo serviço”.
Na verdade, o grande inimigo dessas empresas chama-se Hulu, atualmente o maior site onde se podem encontrar programas de televisão gratuitos para assistir e/ou baixar. Mas a briga ainda vai longe. Querer que as emissoras simplesmente coloquem sua programação de graça na web é imaginar uma utopia – pelo velho e bom motivo de que alguém precisa pagar essa conta.
A propósito, gostaria que lessem artigo que coloquei hoje neste blog. É uma boa discussão.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

2 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

4 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago