Categories: Uncategorized

Os perigos do Twitter

As chamadas redes sociais estão na moda. Palavras como Twitter, Orkut, Facebook e MySpace são repetidas à exaustão. Algumas viraram até verbo: “twittar” tornou-se sinônimo de freqüentar esses espaços virtuais e (per)seguir as pessoas que lá estão e com quem se tenha alguma ligação ou afinidade. Determinadas celebridades – ou mesmo pessoas nem tão célebres assim – sentem-se bem em dizer que são seguidas por milhares de internautas, como se fossem líderes de alguma seita prometendo a felicidade eterna!

Pois bem, eu – que não tenho página no Twitter, nem pretendo ter tão cedo, até porque não gosto de ser seguido – tenho visto com cada vez mais freqüência empresas incluindo suas marcas nessa rede, algo que os teóricos do marketing  julgam imprescindível para conquistar a fidelidade do consumidor. E vejam o que aconteceu, segundo leio na Folha de S.Paulo, com duas celebridades, os apresentadores de TV Luciano Huck e Marcelo Tas. Ambos descobriram que têm “perfis falsos” no Twitter. O que vem a ser? Simples: você entra no site e se cadastra com nome falso, atribuindo-se qualificações falsas e prometendo mundos e fundos a seus seguidores. Eu, por exemplo, posso ir lá e criar uma página dizendo que sou Roberto Carlos! Haveria certamente milhares de fãs me seguindo.

Assim é a vida no mundo virtual. Já vimos o que aconteceu com a enciclopédia Wikipedia, onde informações inverídicas são postadas a toda hora; no Second Life, onde as pessoas podem criar “uma outra vida”; e mesmo no MySpace e no Orkut, que se transformaram em fontes para multiplicação de vírus e programas piratas. É preciso cuidado ao associar seu nome ou sua marca a uma “comunidade” onde todo mundo escreve tudo e aceita tudo. É democracia demais para minha cabeça.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago