Categories: Uncategorized

Audiência da TV por assinatura

Recorro mais uma vez ao excelente site Tela Viva, o melhor do País quando se trata de TV paga, e ao competente Samuel Possebon, para reproduzir aqui os mais recentes dados estatísticos do setor. Vejam que interessante: no ano passado, a audiência dos canais pagos no Brasil caiu significativamente. Em 2007, assistiam a esses canais 30,17% das pessoas que possuem assinatura de alguma operadora; em 2008, o índice baixou para 24,48%; agora em 2009, tomando por base a situação em junho, o percentual voltou a subir: 27,18%.

Essa estatística, notem bem, considera apenas as residências onde há um receptor de TV paga. Ou seja, na média dos últimos três anos, menos de 30% dos assinantes de fato vêem os canais que pagam para assistir; a maioria vê mesmo os canais abertos (67,5% do total), e há também uma quantidade não determinada de assinantes que fazem outras coisas com seu televisor (como ver filmes em DVD, navegar na internet ou jogar videogame, por exemplo). Na verdade, a lebre havia sido levantada por outro jornalista especializado na área, e igualmente competente (Daniel Castro, da Folha de S.Paulo), que teve acesso a uma pesquisa da empresa PTS e deu em destaque: a audiência da TV paga já perde para aquilo que o Ibope chama de “outros aparelhos”. A saber: DVD, videogame e internet (quando o computador está conectado ao TV).

Os números são realmente preocupantes para as operadoras e programadoras de TV por assinatura. Indicam que, de cada 100 telespectadores, 88,2 assistem a TV aberta, enquanto 6 estão usando os “outros aparelhos” e somente 5,8 estão vendo canais pagos. É muito pouco, convenhamos. A conclusão é que o setor só cresce porque está oferecendo os pacotes triple-play (TV+internet+ telefone).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Não consigo nem passar pelos canais de tvs abertas, mas está acontecendo uma invasão de comerciais nas tvs pagas. Está se tornando insuportável. Não pago para ver comerciais. Deveria haver um canal só para essa finalidade. Há alguma lei que controla comerciais nas tvs pagas? Se continuar assim não saberei mais para onde correr.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago