Recorro mais uma vez ao excelente site Tela Viva, o melhor do País quando se trata de TV paga, e ao competente Samuel Possebon, para reproduzir aqui os mais recentes dados estatísticos do setor. Vejam que interessante: no ano passado, a audiência dos canais pagos no Brasil caiu significativamente. Em 2007, assistiam a esses canais 30,17% das pessoas que possuem assinatura de alguma operadora; em 2008, o índice baixou para 24,48%; agora em 2009, tomando por base a situação em junho, o percentual voltou a subir: 27,18%.

Essa estatística, notem bem, considera apenas as residências onde há um receptor de TV paga. Ou seja, na média dos últimos três anos, menos de 30% dos assinantes de fato vêem os canais que pagam para assistir; a maioria vê mesmo os canais abertos (67,5% do total), e há também uma quantidade não determinada de assinantes que fazem outras coisas com seu televisor (como ver filmes em DVD, navegar na internet ou jogar videogame, por exemplo). Na verdade, a lebre havia sido levantada por outro jornalista especializado na área, e igualmente competente (Daniel Castro, da Folha de S.Paulo), que teve acesso a uma pesquisa da empresa PTS e deu em destaque: a audiência da TV paga já perde para aquilo que o Ibope chama de “outros aparelhos”. A saber: DVD, videogame e internet (quando o computador está conectado ao TV).

Os números são realmente preocupantes para as operadoras e programadoras de TV por assinatura. Indicam que, de cada 100 telespectadores, 88,2 assistem a TV aberta, enquanto 6 estão usando os “outros aparelhos” e somente 5,8 estão vendo canais pagos. É muito pouco, convenhamos. A conclusão é que o setor só cresce porque está oferecendo os pacotes triple-play (TV+internet+ telefone).

12 thoughts on “Audiência da TV por assinatura

  1. Esses dados servem apenas para confirmar que o público gosta mesmo é de programação superficial e de baixo nível, já que os únicos programas que “se salvam” estão nos canais “fechados”. A TV aberta, afora raras exceções, traz na sua grade de programação programas voltados para a massa, sem qualquer preocupação ou compromisso com a qualidade. A preocupação das TVs abertas, na verdade, é puramente comercial, e não com o telespectador.

  2. Os provedores de TV por assinatura estão pagando pelo erro de empurrar pacotes para o assinante, com um monte de canais que ele não vai assistir nunca, e cobrando um preço elevado por isso.

    As emissoras abertas, segundo um insider conhecido meu, também não vai bem das pernas. E, recentemente, foi publicada uma matéria em São Paulo, dando conta de apenas 3% do público teria aderido à DTV. As emissoras abertas, a meu ver, padecem de um mal maior: elas não se mostram “abertas” (desculpe o trocadilho) para variar a programação ou fornecer áudio de melhor qualidade. A programação de vários canais é apelativa, chula, e repetitiva.

    Não fosse pela violência urbana dos grandes centros, os números de audiência seriam ainda mais preocupantes, mas a julgar pela realidade de hoje, acho que nem assim provedores e emissoras iriam aprender alguma coisa de útil sobre isso.

  3. Engraçado, né, a tv por assinatura cobra caro, obriga o cliente a aceitar o que elas querem e ainda enchem a programação de propagandas.

  4. É necessário que eles mudem um pouco a mentalidade, para reverterem esse quadro.

  5. Eu já penso que isso nos mostra que na hora que estamos em casa, a maioria ainda assiste um jornal (da noite ou da manhã antes de sair do trabalho) e novelas. Dos que gostam de assistir filmes e séries, a repetitividade é tão grande que por vezes percorrendo 15 canais de filme, não conseguimos encontrar um que nos satisfaça. Por vezes preferindo num fim de semana alugar alguns DVD’s para ver algo diferente.

  6. Isso prova mais uma vez que apesar dos canais fechados terem uma otima programação, ficamos cansados de assistir devido a muitos comerciais. Sem contar na repetição dos filmes e programas.

  7. ACHO QUE HA UM EQUIVOCO QUANTO A ESSA INFORMAÇÃO POIS A TV ABERTA NÃO OFERECE UMA PROGRAMAÇÃO ADEQUADA POIS A NOITE QUANDO ESTAMOS EM CASA , PARA ASSISTIR ALGUM FILME OU DOCUMENTARIO, ESSAS TVS NA MAIORIA, TEM, VENDA DE JOIAS, POLISHOP (DURANTE HORAS )E OS PROGRAMAS RELIOSOS O QUE RESTA PARA ASSISTIR??? A TV PAGA AINDA É A MELHOR OPÇÃO NA TV. ABERTA A S UNICAS PROGRAMAÇOES DECENTES SÃO OS JORNAIS.
    O DEFEITO DA TV. PAGA SÃO OS COMERCIAIS NA MINHA OPINIÃO FAZ PARTE DA MAIOR PARTE DA PROGRAMAÇÃO

  8. a verdade é uma só: Não existe criatividade no mundo, suficiente para “encher” tantos canais, abertos e fechados.
    chega a ser um absurdo, vc pagar uma fortuna por mês, por uma tv paga e, vc acaba assistindo as mesmas propagandas que existe na tv aberta. Se é um canal pago pra que propaganda? AInda se fosse poucas ou que durassem menos, mas não, são longas, repetitivas e chatas, isso sem falar na própria propaganda que o canal faz dele mesmo, várias, várias, várias e várias vezes. Veja esse exemplo: uma série de 60 minutos tem na realidade 39 ou 40 minutos o resto é propaganda. Faça as contas!!
    É o fim da tv como conhecemos. O futuro é a internet, aonde vc puxa o que te interessa, assisti no próprio computador ou grava em um pen drive, cd, note book e assisti em sua casa na hora em que vc quiser comendo pipoca e pausando a hora em que vc achar necessário
    Ainda se tivesse programas de qualidade aonde vc pudesse aprender. a pensar, a raciocinar, tudo bem , aguentariamos as propagandas que ninguem trabalha de graça. Mas não, vc tem assistir, ratinho, datena, os mutantes, ana hickiman, luciano huck e muitos outros. vc só emburrece
    Obrigado

  9. A tv paga é interessante, mas na tv aberta tem se a impressão que é ao vivo, mesmo não sendo. Se tem alguma notícia urgente tem a chamada. Ao permanecer muito tempo na tv fechada, dependendo da programação perdemos os noticiários urgentes. Também temos que ressaltar a competenciaa de alguns canais abertos, especialmente a GLOBO que tem noticiários, minisséries, humorísticos e novelas muito boa. Se em alguns países a programação fechada supera a aberta é pq essa é ruim.

  10. Olá Carlos, desculpe, mas não é verdade. A Globo News e a Band News, por exemplo, dão muito mais notícias do que as TVs abertas – até porque são canais dedicados 24 horas por dia a jornalismo. E dão sempre em primeira mão, pois têm mais equipes cobrindo os acontecimentos. Abs. Orlando

  11. Discordo de um colega aí em cima que disse que a tv tem que ter mais programas intelectuais, “educativos”.
    Quer aprender a pensar e raciocinar desliga a TV, passa numa livraria e compra um Proust, um Thomas Mann, ou um Ulisses, de James Joyce….
    Acho que a TV tem que entreter. Nisso, o Futebol no PFC ou o Lata-velha do Caldeirão do Huck cumprem o seu papel com seus respectivos públicos.
    O problema da TV paga é que há muitos canais voltados para o público americano, que é um lugar distante da realidade tupiniquim.
    E só vc percorrer canais como “Discovery Home & Health”. Pra quê que serve? Quem quer saber dos problemas das donas-de-casas americanas?
    Deveriam haver mais canais voltados para o público brasileiro…

  12. Não consigo nem passar pelos canais de tvs abertas, mas está acontecendo uma invasão de comerciais nas tvs pagas. Está se tornando insuportável. Não pago para ver comerciais. Deveria haver um canal só para essa finalidade. Há alguma lei que controla comerciais nas tvs pagas? Se continuar assim não saberei mais para onde correr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *