Categories: Uncategorized

Net ou Sky: quem dá mais?

Interessante levantamento foi postado no HT Fórum semana passada, sobre a competição entre as duas maiores operadoras de TV por assinatura do País. Com ambas oferecendo conteúdo HD, e de várias formas, o consumidor tem o direito de se confundir. É bom lembrar que ambas têm cobertura na maior parte do País, embora a Sky, por transmitir via satélite, alcance mais regiões. E que as duas dependem das mesmas programadoras, ou fornecedoras de conteúdo (como já comentei aqui), sendo a brasileira Globosat e a americana HBO as maiores. Filmes e esporte são em geral as maiores preferências dos assinantes, e quanto maior a variedade de canais maior a chance de conquistar uma nova assinatura.

A autor talvez seja fã da Sky, porque faz o cálculo simplesmente numérico: enquanto a Net transmite apenas 4 canais abertos e 4 fechados em HD, a Sky já tem 10 abertos e 11 fechados. Se é verdade que os números não mentem jamais, eis aí um caso em que os números não contam toda a verdade. A meu ver, um dos grandes problemas da TV paga no Brasil é a impossibilidade de o assinante escolher quais canais quer ter no seu menu: os pacotes são fechados e é pegar ou largar! Por isso, a quantidade de canais HD não é o que mais interessa ao usuário neste momento.

Vejam se estou errado. A Sky oferece todos os canais abertos HD (10, no total), mas desde que o assinante adquira o receptor de TV aberta à parte, que se conecta ao decoder HD via USB. Dos fechados, não oferece Globosat, nem Telecine nem as transmissões de futebol do PFC. Já na grade da Net, ficam faltando HBO, TNT, ESPN e MGM, entre outros menos cotados. E, das emissoras abertas, a Net tem Globo, Band, MTV e RedeTV (não tem SBT, nem Record). Desconsiderando o fato de que as negociações nesse setor são permanentes (ou seja, as duas operadoras podem ampliar suas respectivas grades a qualquer momento), com qual das duas você ficaria? Não é uma escolha quantitativa, e sim qualitativa, certo?

De qualquer modo, é mais do que recomendável conferir a tabela comparativa que está no link, antes de se definir por uma ou outra operadora. Só não se recomenda decidir apenas pela quantidade de canais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Sou usuário do fórum e posso dizer (já que todos os dias acesso e participo) que embora a sky "ofereça" os canais abertos têm-se reclamado e muito da péssima recepção até mesmo em locais onde se deveria um bom funcionamento. O pessoal tem culpado a qualidade da antena fornecida pela empresa, que a meu ver deveria ter feito testes em diversos tipos de situações antes de colocar o produto no mercado.
    Não adianta o prestador de serviço imaginar que o consumidor tem informações sobre o sinal hdtv na área onde ele mora. Quem tem de informar e mostrar que funciona é o prestador do serviço! Por exemplo, será que testes adequados foram feitos no Rio de Janeiro (cuja topografia dificulta mesmo na capital a recepção dos canais) antes de botar essa antena no mercado? Será que mesmo depois de instalada a antena, o consumidor terá de arcar com o custo de uma antena melhor ou até mesmo outros aparato eletrônicos pra melhorar o sinal?
    A mesma campanha publicitária que usa a Gisele para dizer que a realidade invadiu a tv, deveria ser feita com o intuito de esclarecer melhor o consumidor. Dizendo abertamente: "olha, isso funciona dessa e dessa forma e aquilo funciona daquela e daquela forma".
    E quanto a história dos pacotes fechados, é brincadeira. Na minha casa somos eu e minha esposa. Assinei um pacote em apenas assistimos 5% do que este pacote oferece. Por que? Simplesmente porque o que gostamos de assistir está diluído entre esses canais do pacote inteiro. Sinto-me impotente, pois é isso ou a tv aberta. Seria tão melhor, mais transparente e honesto se as operadoras em seus sites tivesse a opção de você marcar os canais que você quer assistir e pagar somente por eles mensalmente. Se eu incluísse qualquer canal ou retirasse da minh grade, simplesmente a alteração seria feita na fatura para o mês seguinte.
    Mas que adianta querer né? Eu queria também que o Sarney pagasse pelos seus erros e não adiantou nada eu querer.

  • Prezado Orlando,

    Não vou esconder minha predileçao pela SKY, principalmente pela diferença de tratamento quando a instalei em casa e, depois, quando pedi o decoder SkyHD, e o mau atendimento da NET, quando pretendi trocar a SKY por ela.

    Feita essa pequena introdução, recebi um email no começo desta semana no qual a SKY informa que disponibilizou/disponibilizará em breve vários novos canais HD, entre eles o Globosat, o Telecine e todos os canais HD do PFC.

    Sendo assim, e considerando a superioridade do decoder da SKY, esta me parece a melhor opção.

    Abraço,

    Fábio

  • A informação está defasada, pois a Sky já oferece globosathd e também realiza transmissões de futebol em HD. Ontem mesmo assisti ao jogo flamengo x cruzeiro em HD.

  • Minha NET virtua está na Siberia. Propaganda enganosa. Tenho o combo e a TV as vezes digitaliza a imagem, congelando ou tirando o áudio de sincronia. O telefone eventualmetne fica mudo e a internet de 3 Gb funciona quando quer. Assim que terminar o prazo de carencia imposto eu trocarei por Sky, pois reclamar não adianta. São robôs que atendem.

  • Prezado Orlando, a informação está desatualizada. A Sky já conta com os canais HD da Globosat e HBO. Se não me engano, em breve contará também com o Telecine HD. Mas os primeiros já estão inclusive em funcioamento. Assim, a superioridade é evidente em relação à NET, afora o decoder, que é muito melhor. Cordiais saudações.

  • O colega Eduardo falou sobre "carência" e me lembrou dessa questão pavorosa que habita o setor de prestação de serviços.
    A idéia de você ter que ficar 10 12 ou até mais meses preso a uma fidelidade de um serviço que você já está odiando é uma tortura e tanto né?
    Aliás, fala-se bastante sobre isso mas ninguém esclarece de fato se as empresas podem ou não cobrar multa pela desisência do serviço.
    Taí um assunto, senhor Orlando, que poderíamos ler aqui através de seu blog. Aguardarei ansiosamente.

  • O problema maior da Sky e da Net é a ganância na cobrança das mensalidades, e a falta de manutenção da qualidade do serviço. Nõa basta somente oferecer canais HD, é preciso tirar aquele monte de canais que ninguém assiste mesmo. E para fazer isso, bastaria definir o perfil do assinante, oferecendo pacotes compatíveis. Em não fazendo isso, os canais HD sofrem compressão ainda maior e a diminuição da resolução, pixelização ou até interrupção do sinal são eventualmente inevitáveis.

  • CONCORDO PLENAMENTE COM EDUARDO A NET VENDE O QUE NÃO PODE OFERECER.UM SERVIÇO DEFICIENTE TENHO VIRTUA 2 MEGA E NUNCA FUNCIONA CANSEI DE RECLAMAR ESTOU ENTRANDO NA JUSTIÇA.

  • Ao contrário de alguns comentários, tenho assinatura da Net e sempre fui bem atendido, exceto em raras ocasiões.
    Realmente acontece rápidos congelamentos nas imagens em alguns canais, mas são eventuais. Em setembro devo solicitar o HD Max para receber imagens em alta definição.

  • Bom Dia, eu acho que o HD deveria mostrar como se voce estivesse ao vivo. Outro dia vi uma entrevista do Dunga e deu pra ver até o buraco da espinha espremida. Ai parece que o sinal HD vem acompanhado com lente de aumento. Num jogo de futebol o gramado fica mais feio do que na realidade, etc.

    Sds

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago