Por falar em polêmicas, é impressionante a quantidade de leitores que se manifestam aqui quando tocamos no assunto TV por assinatura. O mesmo acontece no Blog da Redação. Talvez seja porque haja no Brasil poucos espaços onde se pode comentar o tema, tirar dúvidas ou simplesmente desabafar. E, convenhamos, as operadoras brasileiras não são propriamente pródigas em dar explicações e esclarecimentos. Nota-se pelos comentários postados que muitos assinantes odeiam o serviço que contrataram e que pagam todo mês. E só continuam porque não vêem outra opção. Mais ainda pelo fato de que, quando há algum problema, não encontram a quem recorrer, pois os SACs das operadoras são comandados por máquinas que raramente têm a resposta desejada pelo cliente.
Conversando com amigos que residem fora do Brasil, descubro que estamos a anos-luz de distância do que possa sequer se aproximar de uma boa prestação de serviço. Nos EUA, por exemplo, uma mensalidade em torno de 30 dólares dá direito a mais canais do que se tem aqui na Net ou na Sky; na Espanha e na França, o custo é mais salgado (a partir de 50 euros pelos pacotes básicos), mas há mais alternativas; até na Argentina, país que aderiu à TV paga muito antes e com maior intensidade do que o Brasil, o serviço funciona razoavelmente bem (já foi melhor, mas isso quando o País não estava mergulhado na atual crise).
Como já expliquei aqui, não é justo colocar a culpa toda sobre as operadoras. Estas fizeram e continuam fazendo altos investimentos para atender ao maior número possível de usuários. Não há fiscalização do governo, embora o assinante pague todo mês, junto com sua fatura, um absurdo de impostos. No máximo, as famosas e desgastadas reclamações ao Procon… O leitor Renato Manoel questiona, por exemplo, o problema da carência quando se quer trocar de operadora. Funciona assim também nos casos da telefonia e dos planos de saúde, certo? Outro leitor relata as dores de cabeça que teve ao chegar em casa e constatar que os técnicos de sua operadora, ao instalarem o decoder HD, simplesmente desajustaram seu sistema de home theater, no qual não sabem mexer. Certamente deve haver várias histórias semelhantes, ou até piores…
Este é o Brasil. Por mais que a TV paga HD seja fascinante e com recursos avançados, nada disso vai ser reconhecido se não houver respeito pelo assinante.
Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…
Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…
Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…
Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…
A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…
Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…
View Comments
Poxa Orlando muito obrigado! Fico muito grato pela sua análise dos nossos apelos!
Acho que como consumidores aqui no Brasil, temos a descrença como ordem do dia no setor de serviços em geral. Mas quando este serviço suga uma parcela considerável do nosso pão de cada dia e não funciona direito ou o atendimento insulta nossa inteligência, agente "parte pra dentro".
Ah sim! Em relação à Sky da Europa, por 46 euros você consegue o pacote HD total. Vou ligar pra um amigo de lá e pedir pra ele botar um ponto adicional pra mim aqui rsrsrsrrr
Caríssimo Orlando,
Mais uma vez um grande tema no seu blog. As operadoras ou até mesmo a revista poderiam tentar mostrar o quanto pagamos de imposto em nossas faturas. Não só os diretos, claro, mas aqueles que incidem sobre a importação dos equipamentos e todos os impostos indiretos. Não seria surpresa saber que metade do que pagamos vai para um governo que, todos os dias, ignora seus deveres básicos: prover educação, saúde, transporte, segurança e habitação minimamente dignos a população. Quando não souber ou quiser fazer, que fiscalize decentemente.
Abraços,
Julio Cohen
Orlando, assino a TV Telefonica via satélite. Sem dúvida é o melhor serviço que já assinei na vida. Eu pago R$ 59,90 e tenho canais básicos e mais o pacote Documentários. A Telefonica pisa na bola demais com o Speedy, mas no quesito TV por assinatura temos de reconhecer: está de parabéns.