Categories: Uncategorized

Áudio na TV: solução à vista

Comentei aqui semanas atrás sobre o problema do áudio nos canais de televisão brasileiros, que está sendo tratado agora pela SET (Sociedade de Engenharia de Televisão). Pois bem. Acabo de receber a notícia de que a empresa californiana SRS Labs, especializada em softwares de áudio e fornecedora de vários fabricantes, está lançando uma provável solução. Chama-se TruVolume e vai poder ser adquirido, pelo menos nos EUA, até o final do ano. Virá na forma de um pequeno acessório, do tamanho de uma caixa de baralho, que deve ser plugado no TV. A caixinha é capaz de equalizar todos os sons emitidos pelo aparelho, de tal forma que desaparecem as diferenças, por exemplo, entre o áudio de um filme e o do anúncio que entra no intervalo comercial.

Segundo a SRS, o aparelhinho terá custo na faixa entre 25 e 100 dólares. Foram esses valores que apareceram numa pesquisa realizada entre usuários que viviam se queixando do áudio em seus TVs, diz Stephen Roney, gerente da empresa. Quase todos, explica ele, disseram que topariam pagar esse valor para se livrar do problema. Roney acredita que há um enorme mercado, principalmente agora que vai se tornando comum a prática de baixar vídeos da internet diretamente para o televisor. “As pessoas estão começando a usar o TV para ver conteúdos diversos, como gravações feitas com câmeras, videogames, videoclipes, filmes gravados em DivX. Cada tipo de conteúdo tem características de áudio distintas”.

Roney garante que o TruVolume equaliza tudo, a ponto de o telespectador nem perceber quando trocar de canal ou mesmo passar de um DVD para um game. A empresa está tão confiante que até colocou em seu site um vídeo que serve para testar a novidade. Vale a pena conferir. E vamos ver se o produto cumpre mesmo tudo que promete.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • O meu tv de LCT da Samsung já vem com um recurso que nivela o som emitido pela tv. Isso não é novidade.

  • A questão é que as tvs em geral não possuem o sistema com microfone para medir a intensidade do sinal ou algo que o valha, portanto, dentro do mesmo canal, quando chega o comercial, não raras vezes o volume é bem mais alto do que o do programa, o que incomoda bastante. O sistema atual dos televisores só nivelam o volume quando se muda de canal no próprio televisor (seletor).

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago