truevolumeComentei aqui semanas atrás sobre o problema do áudio nos canais de televisão brasileiros, que está sendo tratado agora pela SET (Sociedade de Engenharia de Televisão). Pois bem. Acabo de receber a notícia de que a empresa californiana SRS Labs, especializada em softwares de áudio e fornecedora de vários fabricantes, está lançando uma provável solução. Chama-se TruVolume e vai poder ser adquirido, pelo menos nos EUA, até o final do ano. Virá na forma de um pequeno acessório, do tamanho de uma caixa de baralho, que deve ser plugado no TV. A caixinha é capaz de equalizar todos os sons emitidos pelo aparelho, de tal forma que desaparecem as diferenças, por exemplo, entre o áudio de um filme e o do anúncio que entra no intervalo comercial.

Segundo a SRS, o aparelhinho terá custo na faixa entre 25 e 100 dólares. Foram esses valores que apareceram numa pesquisa realizada entre usuários que viviam se queixando do áudio em seus TVs, diz Stephen Roney, gerente da empresa. Quase todos, explica ele, disseram que topariam pagar esse valor para se livrar do problema. Roney acredita que há um enorme mercado, principalmente agora que vai se tornando comum a prática de baixar vídeos da internet diretamente para o televisor. “As pessoas estão começando a usar o TV para ver conteúdos diversos, como gravações feitas com câmeras, videogames, videoclipes, filmes gravados em DivX. Cada tipo de conteúdo tem características de áudio distintas”.

Roney garante que o TruVolume equaliza tudo, a ponto de o telespectador nem perceber quando trocar de canal ou mesmo passar de um DVD para um game. A empresa está tão confiante que até colocou em seu site um vídeo que serve para testar a novidade. Vale a pena conferir. E vamos ver se o produto cumpre mesmo tudo que promete.

3 thoughts on “Áudio na TV: solução à vista

  1. O meu tv de LCT da Samsung já vem com um recurso que nivela o som emitido pela tv. Isso não é novidade.

  2. A questão é que as tvs em geral não possuem o sistema com microfone para medir a intensidade do sinal ou algo que o valha, portanto, dentro do mesmo canal, quando chega o comercial, não raras vezes o volume é bem mais alto do que o do programa, o que incomoda bastante. O sistema atual dos televisores só nivelam o volume quando se muda de canal no próprio televisor (seletor).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *