Categories: Uncategorized

Torcendo pela internet

Excelente reportagem de Guilherme Felitti, publicada ontem no IDG Now, mostra como está mudando a cultura televisiva do brasileiro em função da internet. Definitivamente, o telespectador já não é mais aquele. Principalmente quando se trata da grande paixão nacional, o futebol, agora explorado à exaustão em sites e portais. Assinantes de TV paga retransmitem o sinal que recebem, via computador, a amigos que moram até em outros países. Usando placas de captura vendidas em qualquer lojinha, torcedores reproduzem os jogos de seus times, ao vivo, transformando o ato de torcer também numa atividade virtual (e lucrativa, para os mais espertos).

Curioso nesse fenômeno é o papel dos chamados “agregadores”, uma espécie de intermediários que cuidam de toda a infra necessária: captam o sinal, colocam num site não registrado e o divulgam através de suas comunidades online. A qualidade do sinal geralmente é sofrível, e tende a piorar conforme aumenta o número de pessoas acessando. Mas há serviços de primeira linha, como grade de programação e alertas sobre horários e canais específicos onde o jogo será transmitido. Quase como uma emissora convencional. Via Twitter, Orkut, SMS e demais recursos de comunicação instantânea, tudo fica mais fácil. “Não estamos fazendo nada de ilegal, apenas redirecionamos os links”, defende-se um dos tais agregadores.

Diz a reportagem que a Globo é uma das emissoras que estuda medidas legais contra essa atividade. Vamos ver no que vai dar. De qualquer forma, é a velha criatividade brasileira marcando mais um gol. Resta saber a favor de quem.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando,
    Não sei quanto tempo ainda vai demorar para que os legisladores, os políticos e os empresários finalmente se dêem conta que a internet é como uma represa aberta. É impossível parar este mar de informações só com uma canequinha.
    Abraço,
    *

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago