Categories: Uncategorized

Como evitar as críticas? Fácil.

Desculpem mais uma vez os que acham que só devo falar de tecnologia, mas esta notícia me deixou chocado. O Brasil ocupa posição de destaque em mais um ranking nada agradável: o de jornalistas assassinados! Sim, conforme leio no site Comunique-se, nosso país é o 16° colocado entre os que mais matam profissionais de imprensa, num levantamento feito pelo Comitê para a Proteção de Jornalistas, uma entidade internacional. Foram 16 mortes desde 1992, quando começaram a contar. Claro, muito menos do que o Iraque, por exemplo, que lidera de longe a lista, com um total de 140 casos, dos 758 registrados (oficialmente) em todo o mundo. A pesquisa diz que a maioria dos suspeitos pertence a grupos políticos ou a governos! O mais grave, no caso brasileiro, é que apenas 5% dos crimes foram esclarecidos e seus responsáveis punidos.

Neste momento em que se critica tanto a imprensa (às vezes com razão), essa estatística dá o que pensar. Esta semana, o presidente Lula soltou mais uma das suas, ao dizer que “a imprensa deve informar, não fiscalizar”. Como se as duas coisas fossem separáveis. Há ainda os que defendem a censura pura e simples, como nos tempos da ditadura. Muitos devem achar até que a violência é a melhor forma de evitar as críticas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando,infelizmente não são só os jornalistas(é claro que nem estes deveriam ser) a serem assassinados em nosso país.A população como um todo(e até mesmo a polícia)está sendo dizimada pela bandidagem que aparentemente depois que os militares deixaram o poder,o assumiram sem culpa.A pobre polícia não consegue cuidar nem de si mesmo,quanto mais da população que se desarmou após as campanhas governamentais e agora são presas fáceis dos marginais que,já se sabia,não entregariam suas armas que ,afinal são seus"instrumentos de trabalho".Já a justiça ,que adora ver criminoso solto está totalmente amarrada pelas leis em vigor,criadas pelos políticos com vistas a se protegerem quando pegos em flagrante incorendo em crimes vários.Se prepare que a coisa ainda vai piorar muito mesmo...

  • Caro Orlando

    Aprecio muito o seu estilo e compromisso com tudo que escreve. Qualquer pessoa tem o dever de divulgar o que julgar pertinente quando se trata em respeitar a liberdade e o próximo. Imagino que sem estes princípios, tecnologia e sugestão de avanço que esta possa promover se tornam inócuos ver até mesmo indesejáveis. Muito bom ler seu blog...

    Forte abraço,

    Sami Douek

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago