Categories: Uncategorized

Novos plugues, velhos erros

Há cerca de dois anos, o amigo e colaborador Vinicius Barbosa Lima levantou a lebre: a partir de 2010, irão mudar os plugues de conexão elétrica em todas as residências brasileiras, e os aparelhos – tanto nacionais quanto importados – teriam que adotar o novo padrão. Segundo ele, a determinação está na norma NBR 14136:2002 – isso mesmo: aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2002! Pois bem, já se passaram oito anos e ninguém (ou quase ninguém) ficou sabendo dessa mudança, que vai alterar a vida de todo mundo.

O novo plugue (vejam a foto) é simplesmente incompatível com todos os outros usados atualmente. Vamos ter que trocar todas as nossas tomadas, e os aparelhos vendidos a partir de Janeiro de 2010 terão que trazer o tal conector. O pessoal da ABNT só não explicou como convencer os fabricantes do mundo inteiro a adotar a “inovação”; talvez estivessem pensando em proibir as importações, como na época da reserva de mercado, sei lá… O fato é que a ABNT existe justamente para fixar essas normas e tem gente competente para isso. O governo, através do CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, vinha editando uma série de resoluções sobre a NBR 14136, sendo que a última delas que encontrei é de junho de 2007.

Vejam o que diz uma dessas normas, datada de novembro de 2006, que Vinicius coletou:

Art.5. Determinar que o Inmetro promova, durante o exercício de 2007, em âmbito nacional, ampla campanha de divulgação para esclarecimento aos consumidores quanto aos novos plugues, tomadas e adaptadores, e a importância da adequação para incolumidade do cidadão e segurança das instalações elétricas.”
 
Alguém já viu ou ouviu alguma campanha nesse sentido? Ou seja, o governo determina e o próprio governo descumpre sua determinação. Segundo Vinicius, vários aparelhos já foram lançados no mercado portando o novo plugue, mas também sem qualquer divulgação ou advertência por parte dos fabricantes. A maioria, porém, simplesmente continua utilizando o chamado “plugue universal”, que a partir de 2010 deixa de merecer esse nome – por decreto de nossas ´otoridades (in)competentes´.
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Certamente algum fabricante de Plugs vai patrocinar a campanha do companheiro que inventou isto, para deputado federal...

    • Só lembrando: essa norma é de 2002, quando o PT ainda não estava no governo. Abs. Orlando

  • Mas os mesmos empresários que apoiavam FHC em 2002 estão apoiando Lula Hoje. E com o olho no PV! Olha a volta do Eugênio Staub...

  • Mais uma aberração brasileira, infelizmente. Depois de anos de "plug Telebrás", que fez com que dezenas de milhões de adaptadores fossem vendidos para ligar aparelhos importados E NACIONAIS na rede telefônica, temos que encarar mais essa? Não seria muito mais fácil adotar qualquer um dos padrões mundiais, ou, porque não, o americano?

    O mais importante eles não fazem: garantir a qualidade do material elétrico a venda no Brasil. Basta fazer uma obra para saber que existem itens de primeira e segunda linha, todos com o selo do Inmetro. Proibir a venda dos chamados "benjamins", que sobrecarregam as redes e fazer cumprir a risca os códigos de incêndio, exigindo rede elétrica e terra em todas as instalações.

    Abs,

    Julio Cohen

  • No Brasil estamos acostumados com propostas surrealistas e leis que "pegam" e outras que "nem tanto". Nos anos 1970 (isso mesmo) um guarda me parou na estrada e me perguntou porque estava usando cinto de segurança, pois as pessoas normais encaixavam os mesmos debaixo do banco. Para o gentil policial eu era um ET!!! Voltando aos plugues: quem vai faturar e fiscalizar o que? e como? Não é disso que estamos falando? ou falamos de segurança, tecnologia e normas técnicas? Eu só queria entender....

    Abraços

    Sami

  • Realmente,mais um"balão de ensaio" do nosso "querido govêrno".Eu mesmo,não vou sair trocando todas as dezenas de tomadas ,ainda boas,da minha casa.Vejo,também que 99,9% dos Brasileiros não trocarão,seja por desinterêsse ou pura falta de dinheiro(somos um povo de maioria pobre).Então à partir do próximo ano,quando talvez os aparelhos saiam com os novos plugues,será um festival de adaptadores...

  • A idéia do novo plug só teria sentido se todas as casas, apartamentos, etc. tivessem três fios disponíveis na tomada sendo um deles um fio terra independente do neutro da rêde. Isso não acontece hoje. Quem ficará feliz com essa norma serão os fabricantes de adaptadores. O seu uso aumentará a insegurança. Alguem se lembra da obrigatoriedade de todos os carros levarem no porta luvas um estojo de primeiros socorros?

  • Orlando, algo que não consegui entender ainda com relação a esse assunto é: essa mudança traz algum benefício para o funcionamento da rede elétrica ou dos aparelhos? Quando foi pensada, qual era a motivação da mudança?

    Na Argentina se usam plugs que vi em poucos países (talvez Uruguai): barrinhas que no Brasil são paralelas e aqui são levemente inclinadas. É bastante incômodo quando se viaja pra cá do Brasil e não se pode usar o notebook, aparelho de barbear ou qualquer outro item simples.

    Vale a pena a mudança na sua opinião (se bem implementada, naturalmente)?

  • este plug apresenta diversas vantagens em comparação ao atual padrão NACIONAL e é uma norma tanto para a parte fixa na parede quanto para os plugs dos aparelhos.
    há muito tempo os fabricantes estão cientes da obrigatoriedade e vem se preparando para uma mudança gradual. é claro que mudanças são incômodas mas também temos que pensar que podem melhorar nossas vidas, como a adição deste terceiro pino, para instalação do terra.
    outro incômodo é a total incompatibilidade com todas as outras tomadas do mundo (acho que este padrão só é compatível com o antigo padrão brasileiro). o brasileiro vai ter mesmo que investir em adaptadores, mas pelo menos os aparelhos importados já estão sendo modificados.

  • Defender o ABNT ou o "governo" não é a minha intenção mas olhemos por outro ângulo. Cada canto do mundo tem seu padrão. Quem já teve a oportunidade de viajar para fora possivelmente se deparou com "tomadas estranhas"... Na Europa então.... Contudo, como CONSUMIMOS guloseimas do Tio Sam ficamos acostumados com essa dupla padronização das nossas tomadas o que muitas vezes nos obriga a utilizar recursos não ortodoxos como benjamins, filtros de linha ou réguas de tomadas quem sabe até... cascateadas. Não que isso represente um perigo imediato mas cansamos de ver fotos na internet com aberrações...
    O que chamo àtenção é o fato dessa nova tomada cumprir uma função muito importante: a da segurança. Já tomei choque por descuido ou escapolidela da mão em direção dos pinos meio encaixados e com essa nova tomada isso não acontece mesmo.
    Toda mudança é traumática e trabalhosa mas, em alguns "anos" isso será corriqueiro.
    Com certeza seria muito mais fácil se nosso padrão fosse o americano mas amigos... o governos não aceitaria fácil assim "copiar" os americanos assumindo entre outras palavras a "Nossa Incompetência" de produzir algo NOSSO, MELHOR!!! MAIS EFICAZ!!! Vide "caquinhas" similares no plug dos telefones brazucas e no AAC da nossa TV Digital....
    "Viva" os nosso Padrões!!! Só nos resta tolerar (o que fazemos todos os dias)....
    Abraços a todos
    Ricardo Paiva

  • Orlando, esta norma é uma aberração!!! Sou engenheiro eletricista e nunca vi algo igual. Esta afirmação de que vai amentar a segurança é uma inverdade, uma balela. Tenho acompanhado este assunto desde que ouvi que iriam mudar os plugues há muitos anos atrás e fiz várias demandas contrárias aos mesmos nos foros competentes sem qualquer resultado. Quer dizer que agora descobrimos que somos os melhores do mundo e queremos implantar um plugue e conector exclusivos? Por que não implantamos os plugues americanos de três pinos que são padrão e reconhecidamente excelentes e utilizados nos equipamentos high-end e computadores? E ainda existem os de 15 e de 20 Amperes de capacidade. Para mercado de áudio e vídeo isto vai ser um desastre com a utilização de adaptadores. Aí, sim, está o grande perigo!!!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago