Desculpem mais uma vez os que acham que só devo falar de tecnologia, mas esta notícia me deixou chocado. O Brasil ocupa posição de destaque em mais um ranking nada agradável: o de jornalistas assassinados! Sim, conforme leio no site Comunique-se, nosso país é o 16° colocado entre os que mais matam profissionais de imprensa, num levantamento feito pelo Comitê para a Proteção de Jornalistas, uma entidade internacional. Foram 16 mortes desde 1992, quando começaram a contar. Claro, muito menos do que o Iraque, por exemplo, que lidera de longe a lista, com um total de 140 casos, dos 758 registrados (oficialmente) em todo o mundo. A pesquisa diz que a maioria dos suspeitos pertence a grupos políticos ou a governos! O mais grave, no caso brasileiro, é que apenas 5% dos crimes foram esclarecidos e seus responsáveis punidos.

Neste momento em que se critica tanto a imprensa (às vezes com razão), essa estatística dá o que pensar. Esta semana, o presidente Lula soltou mais uma das suas, ao dizer que “a imprensa deve informar, não fiscalizar”. Como se as duas coisas fossem separáveis. Há ainda os que defendem a censura pura e simples, como nos tempos da ditadura. Muitos devem achar até que a violência é a melhor forma de evitar as críticas.

3 thoughts on “Como evitar as críticas? Fácil.

  1. Orlando,infelizmente não são só os jornalistas(é claro que nem estes deveriam ser) a serem assassinados em nosso país.A população como um todo(e até mesmo a polícia)está sendo dizimada pela bandidagem que aparentemente depois que os militares deixaram o poder,o assumiram sem culpa.A pobre polícia não consegue cuidar nem de si mesmo,quanto mais da população que se desarmou após as campanhas governamentais e agora são presas fáceis dos marginais que,já se sabia,não entregariam suas armas que ,afinal são seus”instrumentos de trabalho”.Já a justiça ,que adora ver criminoso solto está totalmente amarrada pelas leis em vigor,criadas pelos políticos com vistas a se protegerem quando pegos em flagrante incorendo em crimes vários.Se prepare que a coisa ainda vai piorar muito mesmo…

  2. Caro Orlando

    Aprecio muito o seu estilo e compromisso com tudo que escreve. Qualquer pessoa tem o dever de divulgar o que julgar pertinente quando se trata em respeitar a liberdade e o próximo. Imagino que sem estes princípios, tecnologia e sugestão de avanço que esta possa promover se tornam inócuos ver até mesmo indesejáveis. Muito bom ler seu blog…

    Forte abraço,

    Sami Douek

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *