Categories: Uncategorized

Novos plugues, velhos erros

Há cerca de dois anos, o amigo e colaborador Vinicius Barbosa Lima levantou a lebre: a partir de 2010, irão mudar os plugues de conexão elétrica em todas as residências brasileiras, e os aparelhos – tanto nacionais quanto importados – teriam que adotar o novo padrão. Segundo ele, a determinação está na norma NBR 14136:2002 – isso mesmo: aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2002! Pois bem, já se passaram oito anos e ninguém (ou quase ninguém) ficou sabendo dessa mudança, que vai alterar a vida de todo mundo.

O novo plugue (vejam a foto) é simplesmente incompatível com todos os outros usados atualmente. Vamos ter que trocar todas as nossas tomadas, e os aparelhos vendidos a partir de Janeiro de 2010 terão que trazer o tal conector. O pessoal da ABNT só não explicou como convencer os fabricantes do mundo inteiro a adotar a “inovação”; talvez estivessem pensando em proibir as importações, como na época da reserva de mercado, sei lá… O fato é que a ABNT existe justamente para fixar essas normas e tem gente competente para isso. O governo, através do CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, vinha editando uma série de resoluções sobre a NBR 14136, sendo que a última delas que encontrei é de junho de 2007.

Vejam o que diz uma dessas normas, datada de novembro de 2006, que Vinicius coletou:

Art.5. Determinar que o Inmetro promova, durante o exercício de 2007, em âmbito nacional, ampla campanha de divulgação para esclarecimento aos consumidores quanto aos novos plugues, tomadas e adaptadores, e a importância da adequação para incolumidade do cidadão e segurança das instalações elétricas.”
 
Alguém já viu ou ouviu alguma campanha nesse sentido? Ou seja, o governo determina e o próprio governo descumpre sua determinação. Segundo Vinicius, vários aparelhos já foram lançados no mercado portando o novo plugue, mas também sem qualquer divulgação ou advertência por parte dos fabricantes. A maioria, porém, simplesmente continua utilizando o chamado “plugue universal”, que a partir de 2010 deixa de merecer esse nome – por decreto de nossas ´otoridades (in)competentes´.
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Isto é outra vergonha nacional. O amigo do politico que precisa dar um up em seus negocios e fecha essas parcerias. Isso nao pega!!! Ninguem entra nessa!!! mas o que vai ter gente tendo um gasto extra com isso nem se fala!!!!! Os prejudicados sao os fabricantes que terao que prover o tal cabo com esta terminacao. Qdo chega em casa, tesoura nele.

  • Acho melhor as pessoas, antes de criticar, procurar se informar sobre o assunto.
    A ABNT, que é o orgão que cuida das normas brasileiras, estudou essa questão por um longo tempo antes de chegar a esse padrão.
    Como no Brasil não se tinha nemhum padrão( são mais de 15 tipos diferentes de plug no mercado), acabamos por utilizar tomadas "universais", que atendem a maioria dos plugs, porem sem dar atenção a segurança.Se eu fosse falar tudo sobre o novo padrão, seriam varias paginas descrevendo as vantagens técnicas e como o mercado já tem se preparado ao longo desses anos e como foi feita a logistica para a mudança, mesmo sem percebermos. Então vou destacar apenas um ítem que eu acho de grande importancia para todos os usuários.
    Com esse novo sistema, qualquer um pode ligar um aparelho sem o risco de tomar choque, pois os pinos ficam isolados antes mesmo de dar contato.Quem tem criança em casa sabe como isso é importante.

  • Creio que ninguém está dizendo que o novo padrão é ruim. Passei um final de semana inteiro rodando algumas das principais redes de materiais de construção e posso lhes dizer que, a exemplo do que já acontecia antes, há produtos do novo padrão que são de excelente qualidade (Siemens e Prime, por exemplo), como também outros que são puro lixo (Alumbra, Fame e Lorenzetti, que possuem área de contato rídicula entre o plugue e a tomada.
    O maior problema está na maneira como tudo foi feito. Se o novo formato foi criado para unificar e padronizar os plugues e tomadas, como é que os modelos antigos continuaram a receber certificação do INMETRO até 2008, sendo que a Norma data de 2002? Será que de uma hora para outra todos os plugues até então certificados se tornaram inseguros? Existem aproximadamente 73 milhões de residências no Brasil, e no final das contas estamos falando de troca de alguns bilhões de plugues e tomadas nos próximos 5 anos.
    Será que dentre os 15 modelos de plugues e tomadas que o INMETRO certificou durante décadas não havia um único modelo que pudesse ser definido como padrão definitivo do mercado, diminuindo assim o impacto da decisão? Era mesmo necessário criar algo totalmente novo?
    É isso que está em discussão.
    Grande e forte abraço a todos.

  • Há um problema sério que está acontecendo que é a falta no mercado de adaptadores para outros formatos de tomada. Me mudei para um apto novo que só tem estas novas tomadas e estou sofrendo pra achar adaptadores para as tomadas de computador e do home.

  • Isto é o BRASIL, lugar onde apenas quem procura levar as leis a sério é o povo, logo estaremos nos deparando com as alternativas que terão que serem lançadas n mercado para que possamos infelizmente driblar a tal norma e o tal conector/tomada e nada mudara, apenas as moscas.

  • Apesar do trabalho da ABNT em normalizar um padrão de tomadas deveria levar em consideração quais são os equipamentos mais vendidos no País, pois sem normatização vira esse pandemônio de plugues e tomadas.

    Não vejo errado em adotar um padrão, desde que esse fosse pelos equipamentos mais vendidos.

    O que parece sempre é que a Abnt que "exclusividade", para dizer que somos capazes.

    Apesar de fugir um pouco do assunto "tomadas e Plugues", o nosso querido USB não deu certo no mundo todo, então porque não seguir o mesmo exemplo nas tomadas e plugues??

    Mas bem sei é que, ao ver a minha tão sonhada lcd Phillips chegar e deparar com o maldito plugue de 2 pinos ( isso mesmo ), pensei comigo mesmo:

    E agora que a instalação da minha casa, com aterramento a altura e condicionador de energia que paguei uma grana, como ele vai proteger a minha lindinha lcd, se a mesma não veio com o 3 fio de aterramento.

    Será que é para queimar mesmo com a nossa energia balanciadíssima, perfeita e sem ocilações, por isso não veio o fio, ou porque por falta de padronização os fabricantes não precisem adicionar o fio terra, pois tenho certeza que a esmagadora maioria das residências não tem aterramento.

    E por essas e outras que devemos sim caminhar para a padronização, mas sem invertar modelos incompativeis.

  • Sem estresse, de nada vai adiantar criticar estes novos conectores, só nos restam duas alternativas.
    1) encher de adaptadores por toda as tomadas da residencia, aumentando a quantidade de benjamins e assim ter maior segurança como que o governo.
    2) Importar conectores padão IEC, contribuindo desta forma para o PIB nacional.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Isso é o seguinte: os fabricantes de plugs e tomadas, que certamente ajudam "a caixinha das eleições" das ôtoridades, precisam alavancar suas vendas...Portanto, nada melhor que um novo padrão de plug (determinado pelas ôtoridades!!!) a ser usado apenas no Brasil, para promover a venda de milhões e milhões de novos plugs, tomadas e adaptadores. Cada povo tem o plug que merece!

  • Não vou perder essa oportunidade.
    Que tal se nossas autoridades implantassem cursos de como:
    1. Instalar caixinhas rente a face da parede e em paralelo com o piso e os batentes das portas, não esquecendo da altura correta.
    2. Ensinar os "eletrecistas" a descascarem os fios corretamente.
    3. Fixar os fios adequadamente nos terminais, etc... etc...
    4. Escolherem os fios de bitola correta, etc..
    Sem me alongar, se conseguirmos isso já estaremos dando um grande passo.

  • Boa tarde
    Somente como informação, não é 100% incompatível com os plugues que usamos hoje. TODOS os plugues padrão com pinos redondos, funcionarão nesta nova tomada.
    O padrão brasileiro anterior é dos pinos redondos. Nunca foi padrão no brasil o pino chato utilizado nos EUA e muito comum nos equipamentos importados. Tinhamos tomadas que aceitavam ambos, mas muitos equipamentos vao sim funcionar normalmente substituindo as tomadas

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

17 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago