TOMADA NOVAHá cerca de dois anos, o amigo e colaborador Vinicius Barbosa Lima levantou a lebre: a partir de 2010, irão mudar os plugues de conexão elétrica em todas as residências brasileiras, e os aparelhos – tanto nacionais quanto importados – teriam que adotar o novo padrão. Segundo ele, a determinação está na norma NBR 14136:2002 – isso mesmo: aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2002! Pois bem, já se passaram oito anos e ninguém (ou quase ninguém) ficou sabendo dessa mudança, que vai alterar a vida de todo mundo.

O novo plugue (vejam a foto) é simplesmente incompatível com todos os outros usados atualmente. Vamos ter que trocar todas as nossas tomadas, e os aparelhos vendidos a partir de Janeiro de 2010 terão que trazer o tal conector. O pessoal da ABNT só não explicou como convencer os fabricantes do mundo inteiro a adotar a “inovação”; talvez estivessem pensando em proibir as importações, como na época da reserva de mercado, sei lá… O fato é que a ABNT existe justamente para fixar essas normas e tem gente competente para isso. O governo, através do CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, vinha editando uma série de resoluções sobre a NBR 14136, sendo que a última delas que encontrei é de junho de 2007.

Vejam o que diz uma dessas normas, datada de novembro de 2006, que Vinicius coletou:

Art.5. Determinar que o Inmetro promova, durante o exercício de 2007, em âmbito nacional, ampla campanha de divulgação para esclarecimento aos consumidores quanto aos novos plugues, tomadas e adaptadores, e a importância da adequação para incolumidade do cidadão e segurança das instalações elétricas.”
 
Alguém já viu ou ouviu alguma campanha nesse sentido? Ou seja, o governo determina e o próprio governo descumpre sua determinação. Segundo Vinicius, vários aparelhos já foram lançados no mercado portando o novo plugue, mas também sem qualquer divulgação ou advertência por parte dos fabricantes. A maioria, porém, simplesmente continua utilizando o chamado “plugue universal”, que a partir de 2010 deixa de merecer esse nome – por decreto de nossas ´otoridades (in)competentes´.

30 thoughts on “Novos plugues, velhos erros

  1. Certamente algum fabricante de Plugs vai patrocinar a campanha do companheiro que inventou isto, para deputado federal…

  2. Só lembrando: essa norma é de 2002, quando o PT ainda não estava no governo. Abs. Orlando

  3. Mas os mesmos empresários que apoiavam FHC em 2002 estão apoiando Lula Hoje. E com o olho no PV! Olha a volta do Eugênio Staub…

  4. Mais uma aberração brasileira, infelizmente. Depois de anos de “plug Telebrás”, que fez com que dezenas de milhões de adaptadores fossem vendidos para ligar aparelhos importados E NACIONAIS na rede telefônica, temos que encarar mais essa? Não seria muito mais fácil adotar qualquer um dos padrões mundiais, ou, porque não, o americano?

    O mais importante eles não fazem: garantir a qualidade do material elétrico a venda no Brasil. Basta fazer uma obra para saber que existem itens de primeira e segunda linha, todos com o selo do Inmetro. Proibir a venda dos chamados “benjamins”, que sobrecarregam as redes e fazer cumprir a risca os códigos de incêndio, exigindo rede elétrica e terra em todas as instalações.

    Abs,

    Julio Cohen

  5. No Brasil estamos acostumados com propostas surrealistas e leis que “pegam” e outras que “nem tanto”. Nos anos 1970 (isso mesmo) um guarda me parou na estrada e me perguntou porque estava usando cinto de segurança, pois as pessoas normais encaixavam os mesmos debaixo do banco. Para o gentil policial eu era um ET!!! Voltando aos plugues: quem vai faturar e fiscalizar o que? e como? Não é disso que estamos falando? ou falamos de segurança, tecnologia e normas técnicas? Eu só queria entender….

    Abraços

    Sami

  6. Realmente,mais um”balão de ensaio” do nosso “querido govêrno”.Eu mesmo,não vou sair trocando todas as dezenas de tomadas ,ainda boas,da minha casa.Vejo,também que 99,9% dos Brasileiros não trocarão,seja por desinterêsse ou pura falta de dinheiro(somos um povo de maioria pobre).Então à partir do próximo ano,quando talvez os aparelhos saiam com os novos plugues,será um festival de adaptadores…

  7. A idéia do novo plug só teria sentido se todas as casas, apartamentos, etc. tivessem três fios disponíveis na tomada sendo um deles um fio terra independente do neutro da rêde. Isso não acontece hoje. Quem ficará feliz com essa norma serão os fabricantes de adaptadores. O seu uso aumentará a insegurança. Alguem se lembra da obrigatoriedade de todos os carros levarem no porta luvas um estojo de primeiros socorros?

  8. Orlando, algo que não consegui entender ainda com relação a esse assunto é: essa mudança traz algum benefício para o funcionamento da rede elétrica ou dos aparelhos? Quando foi pensada, qual era a motivação da mudança?

    Na Argentina se usam plugs que vi em poucos países (talvez Uruguai): barrinhas que no Brasil são paralelas e aqui são levemente inclinadas. É bastante incômodo quando se viaja pra cá do Brasil e não se pode usar o notebook, aparelho de barbear ou qualquer outro item simples.

    Vale a pena a mudança na sua opinião (se bem implementada, naturalmente)?

  9. este plug apresenta diversas vantagens em comparação ao atual padrão NACIONAL e é uma norma tanto para a parte fixa na parede quanto para os plugs dos aparelhos.
    há muito tempo os fabricantes estão cientes da obrigatoriedade e vem se preparando para uma mudança gradual. é claro que mudanças são incômodas mas também temos que pensar que podem melhorar nossas vidas, como a adição deste terceiro pino, para instalação do terra.
    outro incômodo é a total incompatibilidade com todas as outras tomadas do mundo (acho que este padrão só é compatível com o antigo padrão brasileiro). o brasileiro vai ter mesmo que investir em adaptadores, mas pelo menos os aparelhos importados já estão sendo modificados.

  10. Defender o ABNT ou o “governo” não é a minha intenção mas olhemos por outro ângulo. Cada canto do mundo tem seu padrão. Quem já teve a oportunidade de viajar para fora possivelmente se deparou com “tomadas estranhas”… Na Europa então…. Contudo, como CONSUMIMOS guloseimas do Tio Sam ficamos acostumados com essa dupla padronização das nossas tomadas o que muitas vezes nos obriga a utilizar recursos não ortodoxos como benjamins, filtros de linha ou réguas de tomadas quem sabe até… cascateadas. Não que isso represente um perigo imediato mas cansamos de ver fotos na internet com aberrações…
    O que chamo àtenção é o fato dessa nova tomada cumprir uma função muito importante: a da segurança. Já tomei choque por descuido ou escapolidela da mão em direção dos pinos meio encaixados e com essa nova tomada isso não acontece mesmo.
    Toda mudança é traumática e trabalhosa mas, em alguns “anos” isso será corriqueiro.
    Com certeza seria muito mais fácil se nosso padrão fosse o americano mas amigos… o governos não aceitaria fácil assim “copiar” os americanos assumindo entre outras palavras a “Nossa Incompetência” de produzir algo NOSSO, MELHOR!!! MAIS EFICAZ!!! Vide “caquinhas” similares no plug dos telefones brazucas e no AAC da nossa TV Digital….
    “Viva” os nosso Padrões!!! Só nos resta tolerar (o que fazemos todos os dias)….
    Abraços a todos
    Ricardo Paiva

  11. Orlando, esta norma é uma aberração!!! Sou engenheiro eletricista e nunca vi algo igual. Esta afirmação de que vai amentar a segurança é uma inverdade, uma balela. Tenho acompanhado este assunto desde que ouvi que iriam mudar os plugues há muitos anos atrás e fiz várias demandas contrárias aos mesmos nos foros competentes sem qualquer resultado. Quer dizer que agora descobrimos que somos os melhores do mundo e queremos implantar um plugue e conector exclusivos? Por que não implantamos os plugues americanos de três pinos que são padrão e reconhecidamente excelentes e utilizados nos equipamentos high-end e computadores? E ainda existem os de 15 e de 20 Amperes de capacidade. Para mercado de áudio e vídeo isto vai ser um desastre com a utilização de adaptadores. Aí, sim, está o grande perigo!!!

  12. Isto é outra vergonha nacional. O amigo do politico que precisa dar um up em seus negocios e fecha essas parcerias. Isso nao pega!!! Ninguem entra nessa!!! mas o que vai ter gente tendo um gasto extra com isso nem se fala!!!!! Os prejudicados sao os fabricantes que terao que prover o tal cabo com esta terminacao. Qdo chega em casa, tesoura nele.

  13. Acho melhor as pessoas, antes de criticar, procurar se informar sobre o assunto.
    A ABNT, que é o orgão que cuida das normas brasileiras, estudou essa questão por um longo tempo antes de chegar a esse padrão.
    Como no Brasil não se tinha nemhum padrão( são mais de 15 tipos diferentes de plug no mercado), acabamos por utilizar tomadas “universais”, que atendem a maioria dos plugs, porem sem dar atenção a segurança.Se eu fosse falar tudo sobre o novo padrão, seriam varias paginas descrevendo as vantagens técnicas e como o mercado já tem se preparado ao longo desses anos e como foi feita a logistica para a mudança, mesmo sem percebermos. Então vou destacar apenas um ítem que eu acho de grande importancia para todos os usuários.
    Com esse novo sistema, qualquer um pode ligar um aparelho sem o risco de tomar choque, pois os pinos ficam isolados antes mesmo de dar contato.Quem tem criança em casa sabe como isso é importante.

  14. Creio que ninguém está dizendo que o novo padrão é ruim. Passei um final de semana inteiro rodando algumas das principais redes de materiais de construção e posso lhes dizer que, a exemplo do que já acontecia antes, há produtos do novo padrão que são de excelente qualidade (Siemens e Prime, por exemplo), como também outros que são puro lixo (Alumbra, Fame e Lorenzetti, que possuem área de contato rídicula entre o plugue e a tomada.
    O maior problema está na maneira como tudo foi feito. Se o novo formato foi criado para unificar e padronizar os plugues e tomadas, como é que os modelos antigos continuaram a receber certificação do INMETRO até 2008, sendo que a Norma data de 2002? Será que de uma hora para outra todos os plugues até então certificados se tornaram inseguros? Existem aproximadamente 73 milhões de residências no Brasil, e no final das contas estamos falando de troca de alguns bilhões de plugues e tomadas nos próximos 5 anos.
    Será que dentre os 15 modelos de plugues e tomadas que o INMETRO certificou durante décadas não havia um único modelo que pudesse ser definido como padrão definitivo do mercado, diminuindo assim o impacto da decisão? Era mesmo necessário criar algo totalmente novo?
    É isso que está em discussão.
    Grande e forte abraço a todos.

  15. Há um problema sério que está acontecendo que é a falta no mercado de adaptadores para outros formatos de tomada. Me mudei para um apto novo que só tem estas novas tomadas e estou sofrendo pra achar adaptadores para as tomadas de computador e do home.

  16. Isto é o BRASIL, lugar onde apenas quem procura levar as leis a sério é o povo, logo estaremos nos deparando com as alternativas que terão que serem lançadas n mercado para que possamos infelizmente driblar a tal norma e o tal conector/tomada e nada mudara, apenas as moscas.

  17. Apesar do trabalho da ABNT em normalizar um padrão de tomadas deveria levar em consideração quais são os equipamentos mais vendidos no País, pois sem normatização vira esse pandemônio de plugues e tomadas.

    Não vejo errado em adotar um padrão, desde que esse fosse pelos equipamentos mais vendidos.

    O que parece sempre é que a Abnt que “exclusividade”, para dizer que somos capazes.

    Apesar de fugir um pouco do assunto “tomadas e Plugues”, o nosso querido USB não deu certo no mundo todo, então porque não seguir o mesmo exemplo nas tomadas e plugues??

    Mas bem sei é que, ao ver a minha tão sonhada lcd Phillips chegar e deparar com o maldito plugue de 2 pinos ( isso mesmo ), pensei comigo mesmo:

    E agora que a instalação da minha casa, com aterramento a altura e condicionador de energia que paguei uma grana, como ele vai proteger a minha lindinha lcd, se a mesma não veio com o 3 fio de aterramento.

    Será que é para queimar mesmo com a nossa energia balanciadíssima, perfeita e sem ocilações, por isso não veio o fio, ou porque por falta de padronização os fabricantes não precisem adicionar o fio terra, pois tenho certeza que a esmagadora maioria das residências não tem aterramento.

    E por essas e outras que devemos sim caminhar para a padronização, mas sem invertar modelos incompativeis.

  18. Sem estresse, de nada vai adiantar criticar estes novos conectores, só nos restam duas alternativas.
    1) encher de adaptadores por toda as tomadas da residencia, aumentando a quantidade de benjamins e assim ter maior segurança como que o governo.
    2) Importar conectores padão IEC, contribuindo desta forma para o PIB nacional.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Isso é o seguinte: os fabricantes de plugs e tomadas, que certamente ajudam “a caixinha das eleições” das ôtoridades, precisam alavancar suas vendas…Portanto, nada melhor que um novo padrão de plug (determinado pelas ôtoridades!!!) a ser usado apenas no Brasil, para promover a venda de milhões e milhões de novos plugs, tomadas e adaptadores. Cada povo tem o plug que merece!

  20. Não vou perder essa oportunidade.
    Que tal se nossas autoridades implantassem cursos de como:
    1. Instalar caixinhas rente a face da parede e em paralelo com o piso e os batentes das portas, não esquecendo da altura correta.
    2. Ensinar os “eletrecistas” a descascarem os fios corretamente.
    3. Fixar os fios adequadamente nos terminais, etc… etc…
    4. Escolherem os fios de bitola correta, etc..
    Sem me alongar, se conseguirmos isso já estaremos dando um grande passo.

  21. Boa tarde
    Somente como informação, não é 100% incompatível com os plugues que usamos hoje. TODOS os plugues padrão com pinos redondos, funcionarão nesta nova tomada.
    O padrão brasileiro anterior é dos pinos redondos. Nunca foi padrão no brasil o pino chato utilizado nos EUA e muito comum nos equipamentos importados. Tinhamos tomadas que aceitavam ambos, mas muitos equipamentos vao sim funcionar normalmente substituindo as tomadas

  22. Só agora isso fica em relevo estou há muito tempo apavorado com o que certamente acontecerá:
    Acidentes, incêndios e perdas de vidas devido aos adaptadores que serão necessários.
    Isso é aquela historinha classica da modernidade , Impõe, não olha em volta e liga o f….-se
    Podiamos é sim processar o Inmetro

  23. Aluisio;
    Permita-me discordar. O novo padrão de tomadas só é compatível com o novo padrão de plugues, devido ao formato hexagonal e ao rebaixo para engate. Para um plugue ser compatível com o novo padrão de tomadas não basta apenas ter pinos redondos, pois até nisso há diferenças entre os pinos homologados para 10 e 20A.
    Os plugues novos servem nas tomadas antigas (dependendo do modelo de tomada), mas os plugues antigos não servem nas tomadas novas.

  24. TODOS os plugs atuais com pinos redondos e com os pinos dispostos no sentido longitudinal ao corpo do plug são compatíveis com o novo padrão. Apenas não são incompatíveis os plugs que têm pinos dispostos no sentido transversal(muito comum em geladeiras, fogões e microondas, aparelhos que ficam juntos às paredes, nos quais pinos dispostos dessa maneira fazem com que se possa “ganhar” espaço) e/ou com pinos chatos (os importados).
    Outra incoveniência do novo padrão é a dificuladade em se plugar os transformadores, que por ter corpo transversal aos pinos não encaixará no novo padrão, pelo até que se introduzam prolongamentos com encaixes haxagonais.

  25. Tem muita gente avacalhando a ABNT, mas esse modelo de plug é uma tentativa de padronização mundial. O que acontece é que o Brasil é o primeiro (acho) país a adotá-lo. Ao que parece, outros países não ficaram tão empolgados com essa idéia, provavelmente temendo uma chuva de críticas, iguais as que estão ocorrendo por aqui.

  26. Ou seja, mais da metade de tudo aquilo que temos em casa é incompatível com o novo padrão.
    E reitero que o novo padrão de tomadas só é compatível com o novo padrão de plugues, pois ambos possuem formato hexagonal. Se o plugue de força não for de formato hexagonal, ele não entra na nova tomada por conta do rebaixo de 12mm, só com o uso de adaptadores.

  27. UM MALDITO QUE NÃO TEM O QUE FAZER E PRETENDE FATURAR COM ISTO. AGORA TEMOS QUE USAR ADAPTADORES, POIS OS ELETROMÉSTICOS NÃO VEM COM A TOMADA NOVA. AI TOMA CENTÍMETROS A MAIS, OCUPANDO MAIS ESPAÇO E SEU APTO VAI FICANDO MENOR AINDA. É O FIM DO MUNDO !!!!

  28. Em resumo: o Brasil é uma nação vergonhosa! Parabéns ao Sr. Mauro Lucas de Oliveira por sua excelente memória, atípica no cidadão brasileiro comum, por lembrar da obrigatoriedade do estojo de primeiros socorros nos veículos, há uns anos atrás. Sendo que o próprio código brasileiro de legislação de trânsito proíbe uma pessoa não habilitada a socorrer uma vítima de acidente de trânsito. O Brasil é, há muito anos (isso não começou com o Sr. Lula não!) governado por pessoas ignorantes e de baixo nível intelectual, educacional, com pouco discernimento e nenhuma inteligência emocional. E essas pessoas de baixo nível são eleitas por outras igualmente ignorantes, que aplaudem o fato de o Brasil estar lado a lado com a Suíça na implementação de um padrão inútil de tomadas domésticas… Tenho que rir pra não chorar, porque de tão deprimente, torna-se engraçado. Isso daria uma crônica muito divertida. Luis Fernando Veríssimo devia se aproveitar, pois essas palhaçadas brasileiras renderiam um livro inteiro de crônicas.

  29. Esse “plug brasileiro” é uma insanidade, tive de comprar vários “adptadores” para utilizar em uma casa que possui as taís. E outros invertidos para os novos aparelhos que comprei.
    E pior estão fazendo “blitz” nas lojas que ainda vendem as tomadas antigas para que sejam retiradas das prateleiras.
    Tudo muito insano, niguém parece possuir um minimo de bom senso nesses orgãos do governo.
    E pior nem a algum orgão para que possamos nos defender desses absurdos.
    Isso devia ser classificado como “crime contra a econômia popular”

  30. Senhores, a norma internacional IEC 60906-1 (que é a que especifica o novo padrão de tomadas) difere da NBR 14136 por apenas um detalhe: a brasileira possui dois diâmetros de pinos (para 10 e 20 A) e a outra apenas um (para 16 A). Os principais objetivos dessa NBR/IEC são evitar o risco de choque elétrico ao manusear os plugues e disponibilizar aterramento em todas as tomadas (necessário principalmente em circuitos de alimentação que não possuem neutro, como 220 V composto por duas fases de 127 V).

    Os plugues/tomadas de 20 A devem ter sido previstos por culpa das cidades onde ainda existem redes de 127 V (teoricamente qualquer equipamento para 220 V necessita a metade da corrente de um similar com a mesma potência em watts para 127 V). Equipamentos que necessitam de correntes superiores a 20 A vão continuar usando tomadas e plugues especiais (industriais) ou ligação direta à rede elétrica).

    A maioria dos equipamentos eletro-eletrônicos de baixa corrente (até 10 A) já são fabricados desde 2002 com plugues de dois pinos similares ao NBR 14135. Logo, não há necessidade de tanto alarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *