Categories: Uncategorized

Novos plugues, velhos erros

Há cerca de dois anos, o amigo e colaborador Vinicius Barbosa Lima levantou a lebre: a partir de 2010, irão mudar os plugues de conexão elétrica em todas as residências brasileiras, e os aparelhos – tanto nacionais quanto importados – teriam que adotar o novo padrão. Segundo ele, a determinação está na norma NBR 14136:2002 – isso mesmo: aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2002! Pois bem, já se passaram oito anos e ninguém (ou quase ninguém) ficou sabendo dessa mudança, que vai alterar a vida de todo mundo.

O novo plugue (vejam a foto) é simplesmente incompatível com todos os outros usados atualmente. Vamos ter que trocar todas as nossas tomadas, e os aparelhos vendidos a partir de Janeiro de 2010 terão que trazer o tal conector. O pessoal da ABNT só não explicou como convencer os fabricantes do mundo inteiro a adotar a “inovação”; talvez estivessem pensando em proibir as importações, como na época da reserva de mercado, sei lá… O fato é que a ABNT existe justamente para fixar essas normas e tem gente competente para isso. O governo, através do CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, vinha editando uma série de resoluções sobre a NBR 14136, sendo que a última delas que encontrei é de junho de 2007.

Vejam o que diz uma dessas normas, datada de novembro de 2006, que Vinicius coletou:

Art.5. Determinar que o Inmetro promova, durante o exercício de 2007, em âmbito nacional, ampla campanha de divulgação para esclarecimento aos consumidores quanto aos novos plugues, tomadas e adaptadores, e a importância da adequação para incolumidade do cidadão e segurança das instalações elétricas.”
 
Alguém já viu ou ouviu alguma campanha nesse sentido? Ou seja, o governo determina e o próprio governo descumpre sua determinação. Segundo Vinicius, vários aparelhos já foram lançados no mercado portando o novo plugue, mas também sem qualquer divulgação ou advertência por parte dos fabricantes. A maioria, porém, simplesmente continua utilizando o chamado “plugue universal”, que a partir de 2010 deixa de merecer esse nome – por decreto de nossas ´otoridades (in)competentes´.
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Só agora isso fica em relevo estou há muito tempo apavorado com o que certamente acontecerá:
    Acidentes, incêndios e perdas de vidas devido aos adaptadores que serão necessários.
    Isso é aquela historinha classica da modernidade , Impõe, não olha em volta e liga o f....-se
    Podiamos é sim processar o Inmetro

  • Aluisio;
    Permita-me discordar. O novo padrão de tomadas só é compatível com o novo padrão de plugues, devido ao formato hexagonal e ao rebaixo para engate. Para um plugue ser compatível com o novo padrão de tomadas não basta apenas ter pinos redondos, pois até nisso há diferenças entre os pinos homologados para 10 e 20A.
    Os plugues novos servem nas tomadas antigas (dependendo do modelo de tomada), mas os plugues antigos não servem nas tomadas novas.

  • TODOS os plugs atuais com pinos redondos e com os pinos dispostos no sentido longitudinal ao corpo do plug são compatíveis com o novo padrão. Apenas não são incompatíveis os plugs que têm pinos dispostos no sentido transversal(muito comum em geladeiras, fogões e microondas, aparelhos que ficam juntos às paredes, nos quais pinos dispostos dessa maneira fazem com que se possa "ganhar" espaço) e/ou com pinos chatos (os importados).
    Outra incoveniência do novo padrão é a dificuladade em se plugar os transformadores, que por ter corpo transversal aos pinos não encaixará no novo padrão, pelo até que se introduzam prolongamentos com encaixes haxagonais.

  • Tem muita gente avacalhando a ABNT, mas esse modelo de plug é uma tentativa de padronização mundial. O que acontece é que o Brasil é o primeiro (acho) país a adotá-lo. Ao que parece, outros países não ficaram tão empolgados com essa idéia, provavelmente temendo uma chuva de críticas, iguais as que estão ocorrendo por aqui.

  • Ou seja, mais da metade de tudo aquilo que temos em casa é incompatível com o novo padrão.
    E reitero que o novo padrão de tomadas só é compatível com o novo padrão de plugues, pois ambos possuem formato hexagonal. Se o plugue de força não for de formato hexagonal, ele não entra na nova tomada por conta do rebaixo de 12mm, só com o uso de adaptadores.

  • UM MALDITO QUE NÃO TEM O QUE FAZER E PRETENDE FATURAR COM ISTO. AGORA TEMOS QUE USAR ADAPTADORES, POIS OS ELETROMÉSTICOS NÃO VEM COM A TOMADA NOVA. AI TOMA CENTÍMETROS A MAIS, OCUPANDO MAIS ESPAÇO E SEU APTO VAI FICANDO MENOR AINDA. É O FIM DO MUNDO !!!!

  • Em resumo: o Brasil é uma nação vergonhosa! Parabéns ao Sr. Mauro Lucas de Oliveira por sua excelente memória, atípica no cidadão brasileiro comum, por lembrar da obrigatoriedade do estojo de primeiros socorros nos veículos, há uns anos atrás. Sendo que o próprio código brasileiro de legislação de trânsito proíbe uma pessoa não habilitada a socorrer uma vítima de acidente de trânsito. O Brasil é, há muito anos (isso não começou com o Sr. Lula não!) governado por pessoas ignorantes e de baixo nível intelectual, educacional, com pouco discernimento e nenhuma inteligência emocional. E essas pessoas de baixo nível são eleitas por outras igualmente ignorantes, que aplaudem o fato de o Brasil estar lado a lado com a Suíça na implementação de um padrão inútil de tomadas domésticas... Tenho que rir pra não chorar, porque de tão deprimente, torna-se engraçado. Isso daria uma crônica muito divertida. Luis Fernando Veríssimo devia se aproveitar, pois essas palhaçadas brasileiras renderiam um livro inteiro de crônicas.

  • Esse "plug brasileiro" é uma insanidade, tive de comprar vários "adptadores" para utilizar em uma casa que possui as taís. E outros invertidos para os novos aparelhos que comprei.
    E pior estão fazendo "blitz" nas lojas que ainda vendem as tomadas antigas para que sejam retiradas das prateleiras.
    Tudo muito insano, niguém parece possuir um minimo de bom senso nesses orgãos do governo.
    E pior nem a algum orgão para que possamos nos defender desses absurdos.
    Isso devia ser classificado como "crime contra a econômia popular"

  • Senhores, a norma internacional IEC 60906-1 (que é a que especifica o novo padrão de tomadas) difere da NBR 14136 por apenas um detalhe: a brasileira possui dois diâmetros de pinos (para 10 e 20 A) e a outra apenas um (para 16 A). Os principais objetivos dessa NBR/IEC são evitar o risco de choque elétrico ao manusear os plugues e disponibilizar aterramento em todas as tomadas (necessário principalmente em circuitos de alimentação que não possuem neutro, como 220 V composto por duas fases de 127 V).

    Os plugues/tomadas de 20 A devem ter sido previstos por culpa das cidades onde ainda existem redes de 127 V (teoricamente qualquer equipamento para 220 V necessita a metade da corrente de um similar com a mesma potência em watts para 127 V). Equipamentos que necessitam de correntes superiores a 20 A vão continuar usando tomadas e plugues especiais (industriais) ou ligação direta à rede elétrica).

    A maioria dos equipamentos eletro-eletrônicos de baixa corrente (até 10 A) já são fabricados desde 2002 com plugues de dois pinos similares ao NBR 14135. Logo, não há necessidade de tanto alarde.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

20 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago