Categories: Uncategorized

Confundindo mais ainda…

Mal terminei de escrever o post anterior, e recebo do colega Vinicius Barbosa Lima esta pérola: uma reportagem do Portal Info – da excelente revista Info – tentando esclarecer a questão do novo conector elétrico. Com a maior boa vontade, o repórter foi entrevistar alguém que supostamente é autoridade no assunto, o gerente do Inmetro, Gustavo Kuster. E ele se saiu com esta:

“…os pinos chatinhos estão proibidos no país. O pino chatinho foi desenvolvido para a rede elétrica dos Estados Unidos, que é 110v. Aqui, temos 110v, 127c, 220v… o pino chatinho não suporta essa variação de corrente. Pode ser bom para a rede americana, mas é ruim para o Brasil.”

Como lembra Vinicius, o cara não sabe que se o pino funciona bem em 110v irá funcionar melhor ainda em 220v, pois trabalhando com apenas metade da corrente! Acrescento eu: o pino não suporta a variação de corrente? Como assim? Pensei que a corrente dependia da tomada? Vou continuar plugando meu aparelho na mesma tomada, com a mesmíssima corrente, certo? Ou alguém fica trocando seus cabos a toda hora de uma tomada para outra? Será que fiquei louco de vez?

Bem, leiam a matéria da Info e comentem. Continuo tentando entender…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Se fosse o caso de segurança e de resistência do material de um pluguê ou tomada, que escolhessem o padrão alemão chamado de "Schuko", que dá de dez a zero nesta porcaria de "padrão" "meia-boca", além do que a montagem dos pluguês é de uma imbecilidade total!!
    Mas, fazer o quê, depois do ministro Lobão ter chamado o pessoal do INPE de burros, quando eles refutaram a sua resposta de que o apagão teria sido causado por um raio...
    Se os caras do INPE, que são as maiores cabeças pensantes deste país e são reconhecidos internacionalmente , são tratados assim, imagine o que pensam do restante da população.
    Vida longa aos conectores padrão NEMA, viva SCHUKO e outros, viva a UL!!!

  • Parece que Cuba e Albania também adotarão este moderno e eficiente padrão...

  • Estamos fazendo o caminho inverso, aplausos para os burros que tiveram essa infeliz idéia.

  • Às Vezes, eu acordo de manhã, e sinto uma incrível vontade de ter 2 orelhas bem grandes, 4 patas, e fazer "irró, irró"... Não é possível que nesse pais (ou é possível, sei lá) existam pessoas de tamanha competência, na direção de um órgão tão competente quanto o InMetro... Porque será que nosso ilustre "diretor" não pede transferência do seu cargo, e vai para outro órgão do nosso governo, como talvez por exemplo, controle de doenças das Vespas e Abelhas ??? Afffff...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago