Categories: Uncategorized

Capital estrangeiro na internet

A cada dia aumenta o medo dos detentores de mídias tradicionais em relação à internet. Em debate na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, representantes das emissoras, das editoras de jornais e dos provedores defenderam uma das leis mais polêmicas do setor no Brasil: a limitação de 30% para capital estrangeiro nas empresas que produzem sites jornalísticos. Pelo artigo 222 da atual Constituição, essa restrição vale para todas as empresas de mídia. No caso da internet, é necessário alterar o texto para incluir também mídias online (veja aqui como foi o debate).

Sob o argumento de “proteger a soberania e a cultura nacional”, como definiu o representante da Abert, os empresários querem tornar válido o mesmo critério para a web brasileira. O medo é tanto que essas pessoas perdem o raciocínio: quem é o “dono” de um site? Onde encontrá-lo? Se nem a polícia consegue descobrir os criminosos que vendem pornografia, contrabando e praticam pedofilia online, como garantir que 70% do seu capital seja nacional?

Com um pouco mais de bom senso, o representante do Comitê Gestor da Internet, Demi Getschko, advertiu que não há como localizar um portal geograficamente. É evidente. Eu, aqui, posso estar escrevendo da Rússia ou da Austrália, e ninguém terá como saber. Esses empresários, que têm tanto medo de seus colegas estrangeiros, não se constrangem de fazer dívidas com bancos até do Exterior, com a bênção do governo, quando isso lhes convém.

É pura hipocrisia. A “soberania e a cultura nacional” não estão sendo defendidas só porque o dono do jornal ou da TV é brasileiro. Aliás, o que é mesmo soberania nacional nestes tempos digitais?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago