Categories: Uncategorized

Tablet reader, novo mistério da Apple

Falando em marcas de grife, a notícia do dia na imprensa especializada mundial é daquelas que pode muito bem nem ser notícia, apenas factóide. Mas, como se trata da Apple, ganha manchetes. Vem de Taiwan, onde o site Digitimes divulga que a empresa de Steve Jobs prepara o lançamento de um tablet com tela OLED, de 9,7″, que incluirá funções de e-reader para desbancar o Kindle, da Amazon.

As fontes do jornal são fabricantes de componentes que fornecem para a Apple – como se sabe, a empresa monta todos os seus produtos na China ou em Taiwan. E elas dão detalhes. Seriam, na verdade, dois modelos (o outro, um LCD-TFT de 10,6″), ambos tablets. Mas, devido à inclusão da tela OLED no modelo menor, o cronograma de lançamento teria sido revisto: de fevereiro passou para o segundo semestre de 2010. Tem até um preço estimado: entre 1.200 e 1.700 dólares. Semanas atrás, o Apple Insider divulgou a foto ao lado como se fosse um protótipo do produto.

Curioso é que a última edição da revista Exame traz reportagem exatamente na mesma linha. Pra variar, não cita a fonte, mas de qualquer forma bate com os boatos vindos agora da Ásia. O texto lembra o que disse Steve Jobs quando a Amazon lançou o Kindle, em 2008: “Não importa se o produto é bom ou ruim, o fato é que as pessoas não leem mais. Toda a concepção do aparelho é falha desde o início.” Agora, especula a revista, fala-se que a Apple pretende entrar justamente nessa área. Estaria, como sempre faz, apenas esperando os concorrentes cometerem seus erros para chegar com um produto totalmente diferente do que existe e tomar conta do mercado. Foi assim com o iPod e o iPhone, não foi?

Bem, especulações à parte, é fato que o mercado de leitores eletrônicos tende a crescer. E que a Amazon não está sendo habilidosa para negociar com as editoras, que detêm os direitos sobre os conteúdos. E que a popularização dos netbooks e dos smartphones tende a convergir para aparelhos que reúnam também funções de readers. E que a Apple precisa urgentemente lançar um produto novo – o iPhone, que é de 2007, já está ficando velhinho – para honrar a tradição que ela própria criou.

Mas acho que ninguém – nem mesmo Steve Jobs, nos momentos em que se julga um ser humano, não um Deus – sabe o que acontecerá em 2010. Ou sabe?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago