apple tabletFalando em marcas de grife, a notícia do dia na imprensa especializada mundial é daquelas que pode muito bem nem ser notícia, apenas factóide. Mas, como se trata da Apple, ganha manchetes. Vem de Taiwan, onde o site Digitimes divulga que a empresa de Steve Jobs prepara o lançamento de um tablet com tela OLED, de 9,7″, que incluirá funções de e-reader para desbancar o Kindle, da Amazon.

As fontes do jornal são fabricantes de componentes que fornecem para a Apple – como se sabe, a empresa monta todos os seus produtos na China ou em Taiwan. E elas dão detalhes. Seriam, na verdade, dois modelos (o outro, um LCD-TFT de 10,6″), ambos tablets. Mas, devido à inclusão da tela OLED no modelo menor, o cronograma de lançamento teria sido revisto: de fevereiro passou para o segundo semestre de 2010. Tem até um preço estimado: entre 1.200 e 1.700 dólares. Semanas atrás, o Apple Insider divulgou a foto ao lado como se fosse um protótipo do produto.

Curioso é que a última edição da revista Exame traz reportagem exatamente na mesma linha. Pra variar, não cita a fonte, mas de qualquer forma bate com os boatos vindos agora da Ásia. O texto lembra o que disse Steve Jobs quando a Amazon lançou o Kindle, em 2008: “Não importa se o produto é bom ou ruim, o fato é que as pessoas não leem mais. Toda a concepção do aparelho é falha desde o início.” Agora, especula a revista, fala-se que a Apple pretende entrar justamente nessa área. Estaria, como sempre faz, apenas esperando os concorrentes cometerem seus erros para chegar com um produto totalmente diferente do que existe e tomar conta do mercado. Foi assim com o iPod e o iPhone, não foi?

Bem, especulações à parte, é fato que o mercado de leitores eletrônicos tende a crescer. E que a Amazon não está sendo habilidosa para negociar com as editoras, que detêm os direitos sobre os conteúdos. E que a popularização dos netbooks e dos smartphones tende a convergir para aparelhos que reúnam também funções de readers. E que a Apple precisa urgentemente lançar um produto novo – o iPhone, que é de 2007, já está ficando velhinho – para honrar a tradição que ela própria criou.

Mas acho que ninguém – nem mesmo Steve Jobs, nos momentos em que se julga um ser humano, não um Deus – sabe o que acontecerá em 2010. Ou sabe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *