Categories: Uncategorized

99% ainda preferem a TV

Um das grandes discussões atuais é sobre o hábito de ver televisão pela internet. A facilidade das conexões de banda larga torna possível que uma pessoa, ao mesmo tempo, trabalhe em seu computador e assista a um programa ao vivo – e muitos já fazem isso habitualmente. Mas quantos? O instituto de pesquisas Nielsen, dos EUA, foi a campo para descobrir. E concluiu que 99% das pessoas continua vendo televisão pelo método tradicional: sentadas no sofá da sala, e não diante do computador. Claro, esse tipo de pesquisa é sujeita a diversas interpretações. Mas o dado serve para desmistificar um pouco a história de que “todo mundo” está migrando para a TV na web, assim como se costuma dizer que “todo mundo” está no Twitter e “todo mundo” assiste ao CQC, por exemplo. É uma generalização bem típica dos tempos atuais, em que aparentemente “todo mundo” tem preguiça de pensar.

Diz a pesquisa, realizada durante os últimos três meses e publicada ontem no jornal Variety: em média, os americanos passam 31 horas por semana vendo televisão, sendo que meia hora é destinada a ver programas gravados via PVR; essas mesmas pessoas vêem somente 22 minutos de vídeo na web por semana, além de outros 5 minutos em dispositivos móveis. Se lá, com tanta oferta de conteúdos online, essa é a média, imaginem aqui, onde as conexões ainda são vagarosas e a televisão aberta é tão onipresente!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago