Um das grandes discussões atuais é sobre o hábito de ver televisão pela internet. A facilidade das conexões de banda larga torna possível que uma pessoa, ao mesmo tempo, trabalhe em seu computador e assista a um programa ao vivo – e muitos já fazem isso habitualmente. Mas quantos? O instituto de pesquisas Nielsen, dos EUA, foi a campo para descobrir. E concluiu que 99% das pessoas continua vendo televisão pelo método tradicional: sentadas no sofá da sala, e não diante do computador. Claro, esse tipo de pesquisa é sujeita a diversas interpretações. Mas o dado serve para desmistificar um pouco a história de que “todo mundo” está migrando para a TV na web, assim como se costuma dizer que “todo mundo” está no Twitter e “todo mundo” assiste ao CQC, por exemplo. É uma generalização bem típica dos tempos atuais, em que aparentemente “todo mundo” tem preguiça de pensar.

Diz a pesquisa, realizada durante os últimos três meses e publicada ontem no jornal Variety: em média, os americanos passam 31 horas por semana vendo televisão, sendo que meia hora é destinada a ver programas gravados via PVR; essas mesmas pessoas vêem somente 22 minutos de vídeo na web por semana, além de outros 5 minutos em dispositivos móveis. Se lá, com tanta oferta de conteúdos online, essa é a média, imaginem aqui, onde as conexões ainda são vagarosas e a televisão aberta é tão onipresente!

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