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3D vem aí. Mas qual 3D?

No pequeno grande mundo da tecnologia, vejo que toda a mídia fala em 3D como se fosse algo palpável, prestes a bater em nossas portas. Mais uma vez, comenta-se sobre o futuro como se já fizesse parte do presente. Assisti a pelo menos dez demonstrações de 3D em Las Vegas, e conversei com vários representantes da indústria sobre o assunto nos últimos meses. Minha conclusão é que, por mais que seja atraente, a tecnologia 3D ainda tem um bom caminho pela frente, até chegar aos nossos lares.

Quatro fabricantes prometem lançar TVs compatíveis este ano no mercado americano (Sony, Panasonic, LG e Samsung); fala-se, até, que a Samsung lança no Brasil em abril. Só que nenhum deles sabe como. Explica-se: a indústria ainda não definiu um padrão técnico para o 3D, e sem isso não há como se arriscar nessa caríssima praia. Existem monitores capazes de reproduzir imagens pré-gravadas em 3D, mas isso depende de como esses sinais serão codificados, o que por sua vez depende da tal padronização. Pelo mesmo motivo, não há como prever quando as emissoras poderão transmitir programas em 3D. O que acontecerá na Copa da África do Sul, segundo a Sony, é uma experiência, baseada no know-how da empresa, que é patrocinadora oficial do evento e, portanto, terá esse privilégio. Mas dificilmente teremos até lá um padrão oficialmente estebelecido. Ou seja, ninguém poderá assistir a essas transmissões.

Minto. Alguns poderão. As transmissões serão feitas em circuito fechado, para locais determinados, onde serão montados equipamentos de reprodução. É o que planeja, por exemplo, a TV Globo no Brasil – como já foi feito, aliás, com a TV Digital na Copa de 2006, lembram-se? Ninguém tinha em casa o equipamento de recepção, mas alguns puderam assistir a determinados jogos em locais especialmente preparados.

De qualquer forma, 3D é uma realidade. Vimos na CES demonstrações de duas empresas – a japonesa JVC e a chinesa TCL – com displays que não exigem o uso de óculos polarizados. Um primor, desde que você fique bem de frente para a tela. Essa tecnologia exige a construção de displays mais sofisticados, que consigam fazer artificialmente aquilo que o olho humano faz naturalmente: interpretar os sinais em profundidade, sem misturar as imagens. Isso custa caro, o que motivou, por exemplo, a Philips a abandonar o desenvolvimento. Se JVC e TCL conseguirem, será uma façanha.

Para o usuário, a alternativa mais viável parece ser a dos displays que conseguem converter imagens 2D em 3D. Um conjunto de lentes acoplado a um circuito eletrônico “cria” uma terceira imagem, que é sobreposta às outras duas, gerando a famosa ilusão de óptica responsável pelo efeito. Toshiba, LG e Panasonic, entre outras, mostraram aparelhos desse tipo em Las Vegas. Mas o resultado não se compara à verdadeira imagem 3D.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • SEria viavel pensar em ter uma TV 3D no meu showroom, ou ainda é muito cedo?

    abçs,

    LUiz Claudio

    • Olá Luiz Claudio, você pode importar um TV 3D dos EUA, por exemplo. O problema é conseguir conteúdo 3D para exibir aqui. Abs. Orlando

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Orlando Barrozo

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