Categories: Uncategorized

Um novo mercado de TVs

Os números oficiais ainda não saíram – a Eletros continua espantosamente lenta para divulgar estatísticas. Mas Afonso Hennel, presidente da Semp Toshiba, deu a ficha na semana passada, no evento em que apresentou os planos da empresa para 2010. No ano passado, foram vendidos no Brasil 9,3 milhões de televisores, sendo 4 milhões de telas finas (LCDs e plasmas) e 5,3 milhões de tubos CRT. Notem que, em 2008, a proporção foi de 75-25, ou seja, três quartos do mercado ainda eram dominados pelos TVs convencionais. A curva está se invertendo rapidamente.

Para este ano, Hennel prevê que chegaremos a 12 milhões de unidades vendidas, numa proporção 50-50. Não é exagero. Já ouvi a mesma previsão de outras fontes. A Copa do Mundo e o maior poder de compra da classe C explicam tudo. Para 2014, quando teremos a Copa no Brasil, a estimativa é de 15 milhões de TVs vendidos. Até lá, é possível que ninguém sequer fabrique mais TVs de tubo…

Para a Semp Toshiba, que durante anos liderou o mercado nacional com seus TVs de tela pequena (até 21″), este é um desafio: superar os fortes concorrentes multinacionais na área das telas finas. Hennel até se queixou de um “cartel” de fornecedores de painéis LCD, que atrapalhou os negócios de sua empresa em 2009. Mesmo assim, conseguiu aumentar o faturamento e, o mais importante, a taxa de lucratividade. Para este ano, os planos são ambiciosos: entrar no segmento de TVs de LED-LCD, inclusive com produção em Manaus, e construir uma nova fábrica de computadores. Neste segmento, aliás, a STi (sigla que vem de “Semp Toshiba Informática”) teve crescimento de 42% em 2009, sendo que em notebooks a expansão foi ainda mais expressiva: 96%.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Oi André, pode sim, basta ter educação. Tem várias críticas aqui no blog para praticamente todas as empresas, anunciantes ou não. Vc pode dizer as mesmas coisas com mais civilidade. É só isso. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

1 hora ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago