Os números oficiais ainda não saíram – a Eletros continua espantosamente lenta para divulgar estatísticas. Mas Afonso Hennel, presidente da Semp Toshiba, deu a ficha na semana passada, no evento em que apresentou os planos da empresa para 2010. No ano passado, foram vendidos no Brasil 9,3 milhões de televisores, sendo 4 milhões de telas finas (LCDs e plasmas) e 5,3 milhões de tubos CRT. Notem que, em 2008, a proporção foi de 75-25, ou seja, três quartos do mercado ainda eram dominados pelos TVs convencionais. A curva está se invertendo rapidamente.

Para este ano, Hennel prevê que chegaremos a 12 milhões de unidades vendidas, numa proporção 50-50. Não é exagero. Já ouvi a mesma previsão de outras fontes. A Copa do Mundo e o maior poder de compra da classe C explicam tudo. Para 2014, quando teremos a Copa no Brasil, a estimativa é de 15 milhões de TVs vendidos. Até lá, é possível que ninguém sequer fabrique mais TVs de tubo…

Para a Semp Toshiba, que durante anos liderou o mercado nacional com seus TVs de tela pequena (até 21″), este é um desafio: superar os fortes concorrentes multinacionais na área das telas finas. Hennel até se queixou de um “cartel” de fornecedores de painéis LCD, que atrapalhou os negócios de sua empresa em 2009. Mesmo assim, conseguiu aumentar o faturamento e, o mais importante, a taxa de lucratividade. Para este ano, os planos são ambiciosos: entrar no segmento de TVs de LED-LCD, inclusive com produção em Manaus, e construir uma nova fábrica de computadores. Neste segmento, aliás, a STi (sigla que vem de “Semp Toshiba Informática”) teve crescimento de 42% em 2009, sendo que em notebooks a expansão foi ainda mais expressiva: 96%.

1 thought on “Um novo mercado de TVs

  1. Oi André, pode sim, basta ter educação. Tem várias críticas aqui no blog para praticamente todas as empresas, anunciantes ou não. Vc pode dizer as mesmas coisas com mais civilidade. É só isso. Orlando

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