Categories: Uncategorized

WiMax: esperar até quando?

Andando pelas ruas de Las Vegas, vimos vários anúncios de serviços 4G oferecidos por operadoras americanas. Esse é o padrão de comunicação que permite acesso fácil a redes ultravelozes e transmissão de áudio e vídeo HD até mesmo entre dispositivos móveis. Brigando com nossas pobres conexões 3G, eu e meu colega Julio Cohen comentávamos como o Brasil está atrasado nessa área, apesar de todos os investimentos que já foram feitos. Agora, leio no Pay-TV News a notícia de que a demora na distribuição das freqüências da chamada quarta geração (WiMax e LTE) está afastando investidores antes interessados no mercado brasileiro.

Quem informa é a consultoria especializada Maravedis, num relatório sob o título “Brazil Wireless Broadband and WiMAX Market Analysis, 2010”. A crítica é de que, apesar de seus 168 milhões de assinantes de celular, hoje com penetração de 89%, o Brasil continua carente de banda larga. O atraso no leilão das freqüências e o “ambiente regulatório desfavorável” abrem espaço para questionamentos sobre a viabilidade do 4G no País. Segundo a análise, 75% do espectro de 3,5GHz ainda não foi licitado, algo que a Anatel diz estar estudando há uns dois anos. O que será que estão esperando? Que a rede 3G pare de vez?

Segundo a Teleco, uma das mais respeitadas consultorias sobre telecomunicações do País, o WiMax é a solução mais adequada para países como o Brasil; o competente Eduardo Prado já dizia isso lá em 2008. Aqui neste blog também, já reproduzimos artigos de especialistas como Samuel Possebon, na mesma linha. E vejam que interessante. Ainda segundo a Maravedis, já existem cerca de 130 mil assinantes de WiMax, entre conexões fixas e móveis, sendo que a chamada ARPU (receita média mensal por usuário) é de 30 dólares para assinantes residenciais e de 115 dólares para corporativos. Já no 3G a ARPU é de apenas 15 dólares.

Fica então no ar a pergunta: a quem interessa manter o País no atraso?

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Resposta fácil meu amigo...Ao Culturalmente atrasado Governo Federal do Brasil !!!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

4 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

5 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

6 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 semana ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago