Categories: Uncategorized

A novela do novo plugue elétrico

Aos poucos, a mudança de padrão elétrico proposta pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – que teoricamente entrou em vigor no primeiro dia do ano – vai ganhando ares de novela. E pior: com cenas típicas do velho jeitinho brasileiro! Já começam a surgir contestações à medida, o que era mesmo de se esperar. Esta semana, o Ministério Público do Paraná abriu ação civil pública contra a União, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a própria ABNT, pedindo que todo o processo de implantação dos novos plugues e tomadas seja interrompido.

Os argumentos são aqueles que a maior parte dos especialistas (e nós aqui também) têm detalhado: não há razão plausível para o Brasil adotar um padrão único no mundo, exigindo gastos e dores de cabeça de toda a população; e não houve – como seria elementar – uma campanha de esclarecimento adequada sobre a mudança, ainda que esta venha sendo preparada desde 2002. Embora o Inmetro argumente que “toda a indústria” pedia o novo padrão, é difícil encontrar alguém, entre os fabricantes, que concorde com ele. Temos procurado insistentemente vários deles, e a resposta é sempre a mesma: vamos nos adaptar à legislação. Em off, a maioria admite que nem sabe como fazer isso e não foi consultada a respeito.

No dia-a-dia, a solução encontrada pela maioria dos usuários é usar um adaptador (como o da foto), provavelmente um dos acessórios mais procurados no comércio atualmente. Existem dois tipos: um para quem tem a tomada antiga e precisa instalar um aparelho com plugue novo, e outro para quem já trocou de tomada mas não seus aparelhos. Outro dia, ouvi entrevista de um diretor do Inmetro com esta pérola de argumento: o Brasil não poderia ter adotado, por exemplo, o padrão americano ou o alemão (este considerado o melhor do mundo) porque isso significaria “dependência tecnológica”. Parece discurso de político comunista contra o “capitalismo selvagem”, coisa típica dos anos 60. É esse tipo de gente que dirige os órgãos técnicos no Brasil? (a entrevista pode ser ouvida aqui).

Ao que eu saiba, ninguém se lembrou de consultar, por exemplo, os consumidores – embora o tal diretor relate que já houve “milhares de acidentes, inclusive com mortes” devido aos plugues e tomadas atuais. Nem, muito menos, os importadores de equipamentos eletrônicos, cuja única saída, aparentemente, é oferecer aos seus clientes, talvez como brinde, o tal adaptador.

E vejam que situação surreal: em minha última viagem, comprei um adaptador elétrico universal, que pode ser usado em qualquer tipo de tomada. Só não posso usá-lo em meu próprio país.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Sem querer defender a ABNT ou desmerecer o trabalho do Orlando, gostaria de constestá-lo quando diz que não houve divulgação, pois me lembro muito bem de que foi veiculada na TV e mídia impressa uma campanha falando no novo padrão no início de 2009. Além disso, o padrão não é único no mundo, pois foi copiado do padrão Sueco, adotado em grande parte da Europa já há muitos anos.

  • NÃO VOU MUITO LONGE... BASTA APENAS LER O ÚLTIMO PARÁGRAFO DO TEXTO DE ORLANDO BARROZO, PRA FICAR MAIS UMA VEZ "INDIGNADO" COM ESTE PAÍS!!!

  • Este padrão não é uma invensão brasileira, ele é utilizado no Haiti, El Salvador e curiosamente na Suíça.

  • ... por acaso alguém lembra daqueles kits de primeiro socorro? Muita gente ganhou dinheiro com aquela palhaçada e no final das contas não deu em nada! Parece que eu já vi esta história.

  • Prezados,

    Gostaria de saber pq. um instituição tão séria faz a gente engolir güela abaixo este tipo de produto que não existe em nenhum lugar do mundo?
    Sabemos que existem sistemas muito melhor que eseste inventado por alguém que fica atrás de uma escrivaninha com "bastante tempo" para inventar tais produtos milagrosos.. só falta ter propaganda com os dizeres " e não é só isso... na compra de uma tomada vc ainda ganha: um certificado de garantia e 12 facas guinzo!!!" Ninguém merece!!!

  • Esta é só mas uma trapalhada de algum Burrocrático, que sem o menor preparo para cumprir suas funções, talvez seja apadrinhado de algum partido pode fazer tamanha confusão. Ao invés de adaptarmos ao mundo, o mundo tem que se adptar a nós.
    Neste grande negócio quem vai ganhar são as fabricas de adaptadores e gerar mas insegurança do que temos hoje.
    Sempre tive um grande conceito da INMETRO...mas esta norma é um absurdo.

  • Pessoal,
    Acho ótima a idéia do novo plugue. Podemos até não concordar com a forma como vem sendo adotada, mas estamos falando de uma tomada muito mais segura. Qq mudança traz suas consequências, conforme já relatado aqui. Não há padrão mundial, mas o proposto pela ABNT não é ruim.
    Apenas com o tempo teremos como substituir tudo,aos poucos. Vejo que esta é uma polêmica infundada. É ir trocando...
    Um abraço,

  • Eu acho que tudo isso é criação de quem não tem muito o que fazer, deveriam sim exigir das indústrias qualidade e segurança dos produtos,e já começou a fazer gente perder tempo, gastos, pois minha filha comprou um notebook, que já veio com plug de 3 pinos, portanto já tive que comprar o tal de adaptador que não tem culpa e quebra um galhão, mas tudo isso seria desnecessário para milhões de pessoas, quanto ao comentário acima sobre audiófilo videófilo o sr. Domingos, quis dizer que ao se usar adaptadores principalmente de má qualidade, realmente passa a interferir no desempenho dos aparelhos, inclusive causar curtos.

  • O que eu não entendo é porque se fala tanto em convergência, padrões, normas técnicas e bla... bla... bla... bla... Ao meu ver, isso é mais um glope para arrancar nosso dinheiro como proficional especializado em projetos e montagem de Home Theater, a nova tomadinha é muito ruimmm...Vc. tem dificuldade de identificar a possição do neutro e do terra e a tomada da parede só é mais protegida se estiver em uso pois ela estando desocupada não tem trava e a norma não exige que as casas usem dijuntores DR, continuando a ser um prato feito para as crianças bulisosas, o fato é que haviam outras coisas mais importantes para serem padronizadas ou o novo padrão poderia adimitir o encaiche universal (os contatos dos pinos chatos sendo um maior que o outro que diferencia a fase do neutro e dois orificios para o terra o atualmente usado e o que eles queriam). Realmente não tinha nada que meixer...

  • Eu não sou contra a normatização dos plugs, normatizar é bom ate por que era uma baderna de plugs e de tomadas, aqui em casa eu sai contando, têm mais de 3 tipos diferentes de plugs, e aqui não tem nenhum equipamento com mais de 10 anos!!!
    Em um país que se diga organizado, tudo é normatizado!! mas ao se impor um modelo, que no caso pode até ser bom, mas que tem que ser mudado OBRIGATÓRIAMENTE, parece que "alguêm" virou acionista de empresa de material elétrico! Um absurdo pensar que as empresas de eletronicos vão se instalar aqui , só por causa de uma tomada que só funciona aqui!!

    Seria muito mais facil, como alguem comentou acima! obrigar a normatizar os plugs, com o encapamento da parte inicial destes, com ou sem aterramento e pronto!! as tomadas deveriam ser sim universais, somos um país turístico, iremos receber a copa e as olimpíadas! Um turista que chegar aqui vai ter que ir a armazéns comprar adaptadores?? absurdo! Alêm do que, quem quiser adquirir um equipamento fora vai ter que cortar os cabos originais??!!! ou usar adaptares!! olha o choque elétrico!!
    Vai acabar caindo em desuso essa norma, como tantas outras que há por ai!!!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago