Categories: Uncategorized

Ginga segue o rumo do Blu-ray

Se depender dos fabricantes de televisores, a interatividade na TV Digital brasileira não sai tão cedo. Apesar dos esforços de algumas emissoras – especialmente a Globo – para criar alternativas que viabilizem o middleware Ginga, é unânime entre representantes da indústria que não há modelo de negócio viável para o serviço. As últimas reuniões do Fórum da TV Digital têm reforçado as divergências a respeito.

Basicamente, os fabricantes não querem arcar com os custos que a mudança vai gerar. Os aparelhos teriam que receber mais memória e novos processadores, o que provavelmente se refletiria no preço final ao consumidor. Para as emissoras, a adoção da interatividade seria relativamente fácil. A Globo, por exemplo, tem vários modelos prontos para usar nas transmissões de futebol, inclusive na Copa do Mundo, o que lhe geraria novas receitas publicitárias. A idéia, segundo o site Tela Viva, seria implantar no Ginga um código de IPTV, o que permitiria inserir sinal de vídeo nas aplicações interativas.

Mais uma reunião está marcada para hoje, segunda-feira, tentando chegar a um consenso e definir uma campanha de divulgação para o Ginga. Uma proposta conciliatória seria criar dois tipos de Ginga: um básico, semelhante ao Profile 1.0 do Blu-ray, e outro avançado (2.0), que incluiria todas as novas possibilidades. Mesmo assim, permanece a questão de “quem paga a conta”. Vamos ver no que dá.

Segundo o Tela Viva, existe até o temor de que o Ginga seja adotado primeiro na Argentina, que apenas recentemente definiu seu padrão de TV Digital. Seria um vexame para o Brasil.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando:sou pessimista quanto à implantação do Ginga pois existem muitos interesses conflitantes envolvidos.Conhecendo a política do Brasil como conheço,espero estar errado,mas duvido que um dia teremos o Ginga em ação...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago