Categories: Uncategorized

Quem consegue viver sem internet?

Não sou como os nerds que vivem plugados 24 horas por dia. Não durmo com o celular ligado (a não ser quando preciso usá-lo como despertador), nem gosto de assistir a vídeos na cama, pelo notebook – aliás, nem aprecio ver vídeos da web; para isso, prefiro mesmo a tela grande. Afinal, já passo boa parte do dia diante de um monitor. Mas, tirando esses, digamos, vícios cibernéticos, estou começando a desconfiar que fui picado pela mosca azul da web. A quantidade de horas por dia que passo navegando torna-se mais preocupante. Será que não tem volta? Fui conferir com amigos e descobri que não. E não estou sozinho, ao contrário, há vários deles na mesma situação, ou até pior. O que me faz deduzir que, mundo afora, deve haver milhões, talvez bilhões, será?

Comecei a refletir mais seriamente a respeito depois de ler um artigo do site InfoWorld, semanas atrás, em que o autor descreve cinco cenários apocalípticos, imaginando o que aconteceria se a internet simplesmente deixasse de funcionar. Comentei esse assunto aqui em abril de 2008, quando saiu um estudo prevendo que a rede mundial não aguentaria o aumento do tráfego de dados, principalmente com a chegada dos vídeos HD. Mas o autor (Dan Tynan) literalmente viajou… Provavelmente inspirado pela paranóia do 11 de setembro, que agora parece reviver (pelo menos em Nova York), o cara fantasia coisas como um ataque de hackers à central da Google ou a  instalações de energia controladas pelo governo, além de uma explosão solar (!) que causaria panes nas redes elétricas e de comunicações do mundo inteiro.

Todo esse caos é perfeitamente possível, diz Tynan, apoiado na opinião de cientistas e técnicos que entrevistou. Mais assustador ainda: não apenas possível, mas inevitável. Tanto quanto a morte. Portanto, a partir de agora, toda vez que entrar na internet, tome uma providência básica de segurança: reze.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

2 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago