Categories: Uncategorized

Revista à venda, pela internet

Não é uma revisitinha qualquer. Chama-se Newsweek, tem quase 80 anos de existência e já foi uma das publicações mais influentes do mundo. Como tantas outras, vem sofrendo com a queda de publicidade e de circulação. A tal ponto que seus proprietários – a editora The Washington Post Company, a mesma que publica o famoso jornal da capital americana – decidiram colocar a revista à venda. A notícia saiu em toda a imprensa no início do mês. Mas o que me chamou a atenção foi a forma encontrada pela empresa para comunicar o fato.

Usando o próprio site da Newsweek, o presidente do grupo, Donald Graham, deu entrevista na semana passada explicando os motivos da decisão. E, aparentemente, não escondeu nada. “O faturamento publicitário em 2009 foi desastroso”, disse ele. “Não conseguimos enxergar uma saída para a revista, embora tenhamos um bom número de leitores”. Vejam a sinceridade do homem: “Estamos abertos a ouvir qualquer proposta. Não sabemos quanto tempo vai demorar, mas decidimos que esse é o melhor caminho para a empresa”.

Num momento de absoluta humildade, Graham disse mais: “Estou decepcionado comigo mesmo porque, depois de 15 anos nesse mercado, não consegui encontrar uma saída para a Newsweek se adaptar aos novos tempos de transição digital”. Quantos executivos teriam a coragem de assumir essa culpa em público? E quantos jornalistas? E, numa prova de que ética jornalística nos EUA é coisa séria, junto à entrevista no site aparece uma singela mensagem, em forma de link: “Assine Newsweek e economize 88%”. Isso, sim, chama-se respeito pelo leitor. Pena que, nestes tempos predatórios, ética e respeito não atraiam anunciantes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

7 horas ago

TVs Miniled e a questão do brilho

  Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…

4 dias ago

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

4 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

1 mês ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 mês ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 meses ago