Minutos depois de receber uma mensagem propondo adesão a um abaixo-assinado contra o trabalho escravo, li surpreso hoje a notícia de que grandes empresas de tecnologia estão investigando a causa de uma série de suicídios acontecidos nos últimos dias na China. Coincidência? Bem, os dez suicidas divulgados até agora são todos funcionários da empresa Hon Hai, que fabrica componentes para clientes como Apple, HP, Dell e Nokia.
Nos EUA, a Dell divulgou comunicado indicando que, se forem comprovadas más condições de trabalho, poderá suspender as encomendas da Hon Hai. HP e Apple foram mais cautelosas. É a Hon Hai que monta o iPad e os Macbooks. Vamos acompanhar os desdobramentos dessa tragédia.
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…
A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…
Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…
Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…
View Comments
Infelizmente esta é uma realidade que afeta praticamente todos. Sao inumeras as empresas "fab-less", que nao tem fabricas proprias e dependem de terceiros. Imagine os fabricantes menores, que nao sao vigiados como os citados... Assisti um documentario da MSNBC sobre o Walmart e os problemas sao os mesmos. Trabalho quase escravo, em condicoes ultrajantes, jornadas de 14, 16 horas.
Isso sem falar nos empregos perdidos no primeiro mundo, trocados por esta mao-de-obra barata.
Abs
Julio
Um dia nos arrependeremos de ter alimentado este dragão...