Até aí, nenhuma novidade. O que me chamou atenção foi a postura de mr. Jobs em seu discurso. Como bem lembrou o site CNet, ele parece “na defensiva” diante dos ataques da Google, Microsoft e outros concorrentes. Praticamente implorou à platéia presente – em sua maioria desenvolvedores de aplicativos Apple – para não abandonarem o barco, apesar de todas as tentações. “Estamos chegando a 100 milhões de aparelhos vendidos com nosso sistema operacional”, alertou, incluindo na conta iPods, iPhones e iPads.
Embora a comunidade Apple esteja firme e mais fiel do que nunca, Jobs sabe que o mercado mundial está em expansão, principalmente nos países emergentes, e não quer deixar essa parte do bolo para outros. Com o forte apelo do Google, esse risco existe, de verdade. Principalmente pela questão do código aberto. As recentes críticas de Jobs aos programa Flash e o veto da Apple a alguns aplicativos pegaram mal… Para combater esses desafios, não basta mais ter os melhores produtos, coisa que a Apple já conquistou. É preciso que cada lançamento seja inovador e mostre aos aos desenvolvedores a possibilidade de ganhar dinheiro. “Temos duas vezes e meia mais mercado do que o Android”, disse Jobs, em meio a uma profusão de números sobre vendas, market-share etc.
O quê? Android? O simples fato de citar um concorrente – que eu me lembre, é a primeira vez – já mostra que nem mesmo o todo-poderoso Steve Jobs pode dormir sossegado nesse mundo.
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