Categories: Uncategorized

Ultra-HD: juntando os pixels

Se você está aí pensando se vale ou não a pena comprar um TV de alta definição, não espere muito. Aquilo que, na falta de palavra melhor, está sendo chamado de “Ultra-HD” pode chegar antes do que se pensava. A notícia, mais uma vez, vem do Japão, trazida pelo correspondente da PC World americana: o laboratório de pesquisas da rede de televisão NHK revelou esta semana o protótipo de um display de plasma de 58″ que consegue captar e reproduzir imagens com três vezes mais pixels do que os atuais Full-HD. O segredo estaria no chamado pixel-pitch, ou seja, a distância entre os pixels que formam a imagem. Num display comum, essa distância é de 0,9mm; no modelo apresentado agora, chega-se a 0,3mm!!! Este vídeo produzido pela NHK dá uma boa idéia do que estamos falando.

Detalhe: continuam no Japão as pesquisas sobre a tecnologia chamada Super HiVision, que atinge a mais alta resolução de que se tem notícia: 7.620×4.320 pixels (se fizermos as contas, dá exatamente quatro vezes os 1.920×1.080 do atual Full-HD). Ou seja, uma imagem quatro vezes melhor. O que está sendo proposto agora seria um meio-termo: com pitch menor, cabem mais pixels na tela e, portanto, melhor definição de imagem. Já comentamos o assunto aqui. Pessoalmente, assisti a uma demonstração do Super HiVision em 2008, quando visitei a NHK. Mas os próprios japoneses diziam que era coisa para depois de 2.015, por aí. Agora, não: eles já trabalham num plasma de 100″ com o tal pitch de 0,3mm.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Caro Orlando,

    Lí há algum tempo, que os testes preliminares do HiVision causavam enjôo em algumas pessoas. Soube de algo a respeito? Com certeza era algo a ser resolvido e aperfeiçoado.

    Abs

    Julio

  • A comparação 4x melhor está errada. As resoluções horizontal e vertical foram multiplicadas por 4. Logo a imagem tem 16x mais pixels que uma imagem Full-HD.

  • Faz cinco anos, eu estava em uma feira de Audio e Video em SP, no stand da Fujitso, e um Japones me disse que as empresas de eletronicos japonesas trabalham com uma projecao de 10 anos!! Acredito que este tempo passoui para cinco anos!!!EStamos encantados com o Full HD, em funcao da resolucao que tinhamos ate hoje: TV c/ 240 linhas e o DVD c/ 480 linhas!!!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago