Há cerca de um ano, comentei aqui sobre a experiência da BBC de Londres e da NHK do Japão com o padrão Super HiVision, que atinge a fabulosa resolução de 32 milhões de pixels (7.680×4.320). Pois é, pelo que consegui apurar, essa tecnologia continua em desenvolvimento, sendo preparada para estrear oficialmente nos Jogos Olímpicos de 2.012, que serão na Inglaterra.

Mas alguns privilegiados brasileiros tiveram a oportunidade de sentir um gostinho da coisa na semana passada, em São Paulo, onde aconteceu a primeira transmissão intercontinental, via satélite, de um filme no padrão 4K (4.096×2.160 pixels). Vejam neste vídeo: o site Olhar Digital mostra em detalhes o trabalho, exibido simultaneamente para Japão e EUA, durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.

Antes que alguém já pergunte quando um equipamento desses estará à venda e quanto irá custar, é bom avisar que trata-se de uma tecnologia desenhada para cinemas com projeção digital. Não vai dar para ter uma imagem assim na sua casa, infelizmente. Um projetor 4K dificilmente pode ser adquirido por menos de US$ 100.000, e exige uma tela de no mínimo 300 polegadas (interessado? a divisão profissional da Sony Brasil tem vários modelos). Para uma residência, com tela de 100″ ou 120″, o Blu-ray está mais do que satisfatório. E vamos usá-lo ainda por muitos anos.

 

3 thoughts on “Muito além da alta definição

  1. Depois que me acostumei com as imagens em bluray,às vezes sinto que há espaço para uma definição algo maior.Isso me faz pensar que quando essa tecnologia deixar de ser tão elitizada pelo ainda alto preço que custa,surgirá a necessidade de um “plus” e aí é que poderá ser lançada comercialmente,a tecnologia 4K,o próximo passo lógico na evolução.Acredito que será dentro de uns 10 anos ou aproximadamente o tempo em que o DVD reinou absoluto,antes do HDDVD e do Bluray;é esperar para ver…

  2. E a rede Bobo se gabando com novelinhas mediocres e Faustão com 1080i

  3. Gostei do seu blog! O que será que vem depois do Bluray?? Será que vale a pena comprar agora, ou esperar uma breve próxima geração? Estou confuso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *