Há quem diga que a interatividade não irá pegar – na verdade, em nenhum país do mundo esse recurso gerou grandes audiências, nem mesmo no Japão. Como se sabe, aplicações interativas exigem o chamado canal de retorno, para que o usuário possa trocar informações com a emissora. E isso não custa barato. A expectativa da Globo – e de outras redes, que prometem lançar seus serviços similares nos próximos meses – é que a novidade atraia os anunciantes, talvez num esquema de merchandising. Você vai poder ligar seu TV da marca tal a uma central da emissora, que lhe dará informações específicas, e o fabricante do TV pagará por isso. Ou você vai clicar com seu controle remoto sobre a roupa da atriz da novela e uma janela irá indicar a loja onde comprar a tal roupa. Que tal?
Curioso é que os dois TVs LG que já vêm com DTVi estão no mercado desde o início do ano, mas o fabricante nem fez questão de dar muito destaque a esse recurso, pois nenhuma emissora havia adotado a interatividade. A Globo até que tentou, durante o Big Brother, mas houve problemas técnicos. Agora, a promessa é de que, após a Copa, o esquema continue nas transmissões de jogos do Campeonato Brasileiro. Os modelos são LCDs de 42 e 47 polegadas, além do celular GM600 (apelidado “TV Phone”), que aceita aplicativos de interatividade com sinal 1-Seg (mais detalhes aqui).
Vamos ver então se os brasileiros se tornam o primeiro povo com televisão interativa, pra valer.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…
View Comments
O problema é que essa interatividade chegou tarde demais. Por conta da Copa do Mundo, podemos dizer que "nunca antes neste país" foram vendidos tantos televisores, porém praticamente todos incompatíveis com o aplicativo de interatividade. Exceção são as linhas LH45 da LG e 2010 da Sony, sendo que esta última ainda necessita de uma atualização de firmware para rodar o DTVi. Ou seja, muito pouco!E piorar, onde estão os receptores digitais por R$ 100 ou R$ 200, valores tão alardeados pelos homens do governo durante seus devaneios eleitoreiros? Isso sim alavancaria a TV Digital no Brasil
Infelizmente agora já não faz mais diferença se a interatividade está chegando, pois quem comprou televisor novo só vai pensar em trocar novamente daqui a 4 anos.
OLA GOSTARIA DE SABER COMO ATUALIZAR A INTERATIVIDADE DAS NOVELAS POIS DESDE QUE ACESSEI PELA PRIMEIRA VEZ ESTA LÁ FAZEM MAIS DE UM MES GOSTARIA DE SABER COMO ATUALIZAR E SE PARA ISSO PRECISA DE INTERNET?
Não, Jairo, não precisa usar a internet. Se seu TV possui software de interatividade (Ginga ou DTVi), deve atualizar automaticamente. Se não atualiza, aí tem que ver com o fabricante. Abs. Orlando.