Enfim, habemus interatividade! Não o Ginga tantas vezes anunciado, mas algo chamado DTVi, que vem a ser o novo nome daquele programa. Sim, se você tem um televisor LG modelo LH45, da linha Time Machine, já pode utilizar os serviços interativos da TV Globo nas transmissões de jogos da Copa do Mundo pelo canal digital. Nossa equipe foi fazer o teste ao vivo, no laboratório da própria LG em São Paulo, e ficou impressionada com a gama de informações oferecida ao telespectador pela emissora (vejam aqui o vídeo de demonstração). Por enquanto, somente a LG possui TVs compatíveis com o DTVi.

Há quem diga que a interatividade não irá pegar – na verdade, em nenhum país do mundo esse recurso gerou grandes audiências, nem mesmo no Japão. Como se sabe, aplicações interativas exigem o chamado canal de retorno, para que o usuário possa trocar informações com a emissora. E isso não custa barato. A expectativa da Globo – e de outras redes, que prometem lançar seus serviços similares nos próximos meses – é que a novidade atraia os anunciantes, talvez num esquema de merchandising. Você vai poder ligar seu TV da marca tal a uma central da emissora, que lhe dará informações específicas, e o fabricante do TV pagará por isso. Ou você vai clicar com seu controle remoto sobre a roupa da atriz da novela e uma janela irá indicar a loja onde comprar a tal roupa. Que tal?

Curioso é que os dois TVs LG que já vêm com DTVi estão no mercado desde o início do ano, mas o fabricante nem fez questão de dar muito destaque a esse recurso, pois nenhuma emissora havia adotado a interatividade. A Globo até que tentou, durante o Big Brother, mas houve problemas técnicos. Agora, a promessa é de que, após a Copa, o esquema continue nas transmissões de jogos do Campeonato Brasileiro. Os modelos são LCDs de 42 e 47 polegadas, além do celular GM600 (apelidado “TV Phone”), que aceita aplicativos de interatividade com sinal 1-Seg (mais detalhes aqui).

Vamos ver então se os brasileiros se tornam o primeiro povo com televisão interativa, pra valer.

3 thoughts on “Interatividade: vejam como funciona

  1. O problema é que essa interatividade chegou tarde demais. Por conta da Copa do Mundo, podemos dizer que “nunca antes neste país” foram vendidos tantos televisores, porém praticamente todos incompatíveis com o aplicativo de interatividade. Exceção são as linhas LH45 da LG e 2010 da Sony, sendo que esta última ainda necessita de uma atualização de firmware para rodar o DTVi. Ou seja, muito pouco!E piorar, onde estão os receptores digitais por R$ 100 ou R$ 200, valores tão alardeados pelos homens do governo durante seus devaneios eleitoreiros? Isso sim alavancaria a TV Digital no Brasil
    Infelizmente agora já não faz mais diferença se a interatividade está chegando, pois quem comprou televisor novo só vai pensar em trocar novamente daqui a 4 anos.

  2. OLA GOSTARIA DE SABER COMO ATUALIZAR A INTERATIVIDADE DAS NOVELAS POIS DESDE QUE ACESSEI PELA PRIMEIRA VEZ ESTA LÁ FAZEM MAIS DE UM MES GOSTARIA DE SABER COMO ATUALIZAR E SE PARA ISSO PRECISA DE INTERNET?

  3. Não, Jairo, não precisa usar a internet. Se seu TV possui software de interatividade (Ginga ou DTVi), deve atualizar automaticamente. Se não atualiza, aí tem que ver com o fabricante. Abs. Orlando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *