Categories: Uncategorized

Na cidade que nunca dorme

Vim a Nova York para dois eventos que acontecem esta semana. O primeiro é uma espécie de prévia da CES. Os mais veteranos do mercado devem se lembrar que antigamente havia duas CES: uma no verão e outra no inverno. Por algum motivo que até hoje não consegui entender, o evento de verão – que acontecia em Chicago, sempre em junho – deixou de acontecer, ficando apenas o de inverno, aquele de Las Vegas, sempre em janeiro. Minto: a razão é que nesta época do ano a maioria dos americanos está em férias, e a CES, no início, era principalmente um evento voltado para o mercado dos EUA, o maior do mundo. Hoje, já não é mais assim, e dentro da CEA (Consumer Electronics Association), que organiza o show, há quem defenda uma edição da CES no meio do ano, que tem potencial para atrair muito mais gente. Evidentemente, não poderia ser em Las Vegas, cujo clima entre maio e setembro fica simplesmente insuportável, com a temperatura passando fácil dos 40 graus. Nova York já se candidatou, e não estranhem se a partir de 2011 ou 2012 tivermos aqui na Big Apple uma grande feira de eletrônicos.

O evento desta semana – chamado CEA Line Show – acontece num pequeno hotel bem no centro da ilha de Manhattan, próximo ao Empire State. Vai ocupar apenas um andar, com cerca de 50 expositores, o que é irrisório perto dos mais de 2.500 de Las Vegas. De qualquer forma, aqui estão gigantes da indústria, como Sony, HP, Toshiba, AOC, Crestron, Intel, Mitsubishi e Monster Cable. Vamos ver o que eles nos apresentam. Além da exposição e das demonstrações, será um evento fechado, reunindo executivos da indústria, jornalistas especializados e formadores de opinião. Vai dar para “medir a pressão” do mercado e seus humores em relação à crise internacional e as perspectivas para o segundo semestre de 2010.

Se for bem sucedido, pode crescer no ano que vem e, quem sabe, ser uma opção para quem não puder (ou não quiser) trocar o verão brasileiro pelo inverno de Las Vegas. Seria ótimo, pelo menos para mim, que sou mais Nova York, a cidade que nunca dorme, como dizia a canção de Sinatra. Fiquem ligados. Prometo contar aqui tudo que houver de importante esta semana.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Aguardamos ansiosos as novidades, Orlando! Legal esta foto, quando estive em NY pela primeira vez, ainda garoto, fiquei impressionado com o edifício ao fundo. Era o edifício da PanAm e eu, moleque apaixonado por aviação, fantasiava o que poderia haver dentro dele. Quando a empresa encerrou as atividades, entrou a MetLife, ocupando parte do prédio.

    Abraços

    Julio Cohen

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

14 horas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago