Categories: Uncategorized

Vuvuzelas high-tech

Falando em Copa do Mundo, não sei se algum jogo – ou alguma seleção – entrará para a História, mas com certeza as vuvuzelas já entraram. Vi uma reportagem da ESPN em que a repórter tentava descobrir por que esse pedaço de plástico faz tanto barulho… E o site inglês Pocket-Lint, inconformado com a barulheira (lembremos que os ingleses são fanáticos por futebol, e sua seleção não vai nada bem), divulgou uma forma de eliminar, ou pelo menos amenizar, os ruídos provocados pelas torcidas nas transmissões de TV.

As instruções teriam sido enviadas por um leitor e verificadas na prática pela equipe do site. Basicamente, a dica é alterar a configuração de áudio do televisor, aumentando o nível das freqüências próximas a 300Hz, faixa em que estaria localizado o som das malditas vuvuzelas. Se o seu TV não permite reconfigurar o áudio, a sugestão dos ingleses é mais radical: baixar da internet um software chamado Anti-vuvuzela Filter, criado justamente com essa finalidade – acabar com a barulheira durante os jogos. O tal filtro seria um cancelador de ruído com a mesma amplitude de onda da vuvuzela, só que com a fase invertida. Teoricamente, esse ruído cancela o original e o telespectador pode assistir a seu jogo tranquilo.

Agora, se você não se incomoda com o som das vuvuzelas; ou se, ao contrário, até gosta, o site dá a dica de um link (vuvuzela.ytmnd.com) onde você pode aumentar o ruído para incomodar os vizinhos. Diz que é tiro certo: trata-se do som mais irritante do mundo. Pensando bem, deixa prá la: vai que o meu vizinho descobre…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Mais irritante que ouvir o Galvão Bueno narrando? Pois deveriam inventar um Anti-Galvãobueno...

  • Concordo plenamente com o Julio. O galvão e o casagrande (vulgo Batatanaboca)são piores que as Vuvuzelas!!!!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

3 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

1 semana ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

4 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

1 mês ago