Categories: Uncategorized

Caixas acústicas: qual escolher?

Mais uma boa marca de caixas acústicas está chegando ao mercado brasileiro: a americana Sonance. Essa empresa foi praticamente quem inventou as caixas de embutir, no final dos anos 90. Fabrica caixas elegantes e refinadas, embora em termos de vendas tenha sido superada por marcas mais conhecidas. No Brasil, com distribuição da Syncrotape, a briga também será boa. Além de marcas internacionais de prestígio (PolkAudio, B&W, Jamo, Bose, PSB, Xantech, Paradigm, Flatline), temos aqui pelo menos quatro fabricantes nacionais que competem no mesmo nível dos estrangeiros: Absolute Acoustics, Projekt, Loud e BSA (esta marca pertencente à Bravox). E não se trata apenas de preço e qualidade. Cada vez mais o segmento de custom installation procura design diferenciado e facilidade de instalação.

Num levantamento feito no final do ano passado, a equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL encontrou mais de trinta modelos, cobrindo praticamente todo tipo de ambiente ou necessidade (vejam aqui). Além das caixas fixas convencionais in-wall (de parede) e in-ceiling (de teto), existem as motorizadas, que podem ser acionadas via controle remoto; as que possuem tweeter pivotante (que pode ser movido para direcionar o som a uma área específica da sala); as que movem não só o tweeter, mas também o woofer; e as que têm desenho angulado, indicadas para espaços com parede irregular.

Tecnicamente, as caixas de embutir se destacam pela dispersão ampla das freqüências médias e altas, e o instalador deve saber tirar proveito dessas características evitando salas muito “vivas”. Trazem também uma limitação física: por serem necessariamente compactas, não conseguem manipular a quantidade de ar necessária para propagar as baixas freqüências, como faz uma caixa convencional. Isso muitas vezes provoca perdas no impacto sonoro dos filmes, principalmente os de ação. A solução é combinar com um bom subwoofer (já existem também os subs in-wall). Claro, algumas caixas são mais eficientes do que outras, mas ao contrário das tradicionais é complicado testar uma in-wall antes da instalação. Daí por que é fundamental conhecer as diversas marcas e seus timbres e especificações, antes de indicar a um cliente.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Má noticia. Uma vez fui sensurado aqui neste blog por falar mal de um anunciante da revista (casualmente o mesmo!), mas insisto: A Syncrotape nao tem criterios para escolher suas revendas. Ela aposta na pulverização de suas marcas e aí vem a guerra de quem vende por menos. Logo veremos estas caixas sendo vendidas abaixo do custo. Obvio que terão direito de resposta e Nelson virá com um discurso mais obvio ainda. Mas que a Syncrotape vende para qulquer um, isto é comentário em todas as rodas...

  • Orlando,

    Dentro da questão "Caixas acústicas: qual escolher?" gostaria de surgerir um link que recebi outro dia e que achei muito interessante, um paper muito completo: http://media.avguide.com/Loudspeakers_Buyers_Guide.pdf

    Gostaria ainda de aproveitar a oportunidade para comentar que ao tentar uma busca por DIY ou FVM não tive qualquer resposta, apesar de natural, e compreensível gostaria de sugerir um link onde mostro que alguns esforços tem sido feito nesse sentido e que o audio artesanal pode ser uma alternativa muito interessante.

    Veja: http://www.diyaudio.com.br

    Muito sucesso, abração,

    Renato

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

20 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago