Categories: Uncategorized

A banda larga de Obama

Faz tempo que não comentamos aqui a questão da banda larga. O PNBL, lançado pelo governo como um nirvana para todos os problemas do País, continua onde sempre esteve, ou seja, na cabeça de alguns amigos do poder. E a Telebrás versão 2010, se é que está trabalhando, o faz tão discretamente que ninguém percebe.

Enquanto isso, vejam a notícia que chega dos EUA: o presidente Obama acaba de assinar o chamado Recovery Act, uma lei que prevê investimentos de US$ 1 bilhão em obras de infraestrutura para permitir o uso de banda larga em órgãos públicos. O projeto inclui escolas, bibliotecas, museus e repartições governamentais em todo o País, que receberão computadores, conexões rápidas e treinamento para usar essa infra. Desse total, US$ 200 milhões virão de recursos privados. O cálculo é que serão criados cerca de 5  mil novos empregos diretos a partir daí. É pouco? Sem dúvida. Mas a administração Obama parte do princípio de que banda larga é como eletricidade, ou telefone, ou estrada, isto é, um instrumento essencial para promover o desenvolvimento. Milhões de outros postos de trabalho certamente surgirão daí.

Junto com a nova proposta – que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso – Obama endossou um plano da área de telecomunicações para liberar 500 megahertz do espectro de freqüências, que seriam dedicados às redes de banda larga. Ao divulgar essas decisões, a Casa Branca citou um relatório do Conselho Econômico que assessora o presidente, em que o aumento da oferta de banda larga é apontado como “essencial” no projeto de criação de empregos (a taxa de desemprego em junho ficou em 9,5% – uma das mais altas em toda a História do país).

É isso. Cada país tem a banda larga (e o presidente) que merece.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

23 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago