Categories: Uncategorized

De onde vêm os nomes?

Esta é apenas uma curiosidade, que encontrei no blog Open Forum. Foi escrita por um tal de Glen Stansberry, consultor de empresas e dono do site Howdy. Ele notou que muitos de seus clientes têm dificuldade na hora de dar o nome a um produto ou mesmo à empresa. E foi pesquisar as origens de nomes hoje consagrados. Gosto sempre de lembrar o que me disse certa vez um professor: se o nome fosse tão importante, Coca-Cola não seria a marca mais valiosa do mundo. O que vale mesmo é a força do produto e como ele seduz o consumidor. Em todo caso, vamos a um resumo da histórica contada por Stansberry, selecionando apenas os nomes ligados ao setor de tecnologia. Vale mais para relaxar.

Google – A idéia original dos fundadores Sergey Brin e Larry Page era “googol”, que em matemática representa o número 1 seguido de 100 zeros. Mas um cliente entendeu errado e devolveu a eles uma mensagem onde estava escrito o nome que fez Brin e Page bilionários.

Yahoo – O nome identifica seres estranhos presentes no livro “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift. Ao fundar a empresa, Jerry Yang e David Filo lembraram da história e quiseram ficar conhecidos como… bem, como seres estranhos no mundo da tecnologia.

Asus – Foi tirado de Pégasus, o cavalo voador da mitologia grega.Os fundadores da empresa só quiseram simplificar, e por isso tiraram as três primeiras letras.

Cisco – Por mais que soe estranho em português, esta marca nada tem de especial. É simplesmente a abreviatura de San Francisco, cidade onde nasceu.

Canon – Adaptação do japonês “kwanon”, que na religião budista identifica o deus da caridade.

Skype – Bem mais fácil: o original era “Sky-peer-to-peer”, depois abreviado para “Skyper” e, finalmente, Skype.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago