Categories: Uncategorized

Em defesa da TV Cultura

Mais um endereço para você anotar com carinho: o blog do jornalista Daniel Castro, especializado nos bastidores da televisão brasileira. Castro comandou na Folha de São Paulo, durante anos, uma coluna que cansou de dar furos sobre o assunto. E, em seu blog, acaba de dar mais um: a Fundação Padre Anchieta, que dirige a TV Cultura-SP, prepara um plano de redução de custos que inclui a demissão de centenas de funcionários. Fala-se em cortar 1.400 dos atuais 1.800, o que a emissora desmente.

O presidente da Fundação, João Sayad, era secretário de Cultura e “decidiu” assumir o cargo com as bênçãos do então governador José Serra; já foi também secretário do Ministério da Fazenda, na época de Sarney, e co-autor do fatídico Plano Cruzado, nos anos 80; depois, foi secretário da ex-prefeita Marta Suplicy. Na época de sua escolha para dirigir a Fundação, demonstrou boas intenções. Mas agora parece mostrar sua verdadeira face. Soltou um comunicado dizendo que a Cultura é uma emissora que “perdeu qualidade, audiência, tornou-se cara e ineficiente”. OK, até aí nenhuma novidade, mas qual é o interesse em divulgar isso em nota oficial? Seria “queimar” os atuais funcionários para justificar futuras demissões? Se for, além de desrespeito, é uma tática administrativa fascista.

Que a Cultura não é mais a mesma, todo mundo sabe. Mas que tornou-se cara e ineficiente, é questionável. Caberia a um administrador competente resolver isso escolhendo pessoas preparadas, como se faz em qualquer empresa. Não espalhando terrorismo. Está na hora de se criar em São Paulo um movimento do tipo “Salvemos a TV Cultura”, um patrimônio da população. Que não pode ser confundido com patrimônio “do Estado”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

20 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago