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Games, a grande atração

Ainda sobre o debate no Congresso da SET: houve uma discussão interessante quando comentei que futebol talvez não seja o tipo de imagem mais indicado para se ver em 3D. Assisti a jogos da Copa em 3D, no cinema e em TVs nos EUA, e fiquei com a sensação de que durante a maior parte do espetáculo – quando a câmera enquadra o campo inteiro, ou metade dele, de longe – o efeito tridimensional quase não é percebido. O grande barato do 3D está nas imagens de detalhes, como aquelas tomadas dentro do campo, em que se pode ver a torcida ao fundo; ou atrás do gol, quando se tem a perspectiva do goleiro. Mas quem assiste a uma partida quer ver o todo, acompanhar a movimentação dos jogadores – detalhes geralmente são mostrados nos replays.

Bem, é apenas a minha opinião, sujeita a futuras revisões. Naturalmente, os fabricantes e as emissoras pensam diferente. Acabo de saber que nos EUA a Sony está lançando os novos TVs Bravia 3D (de 46″, 50″ e 60″) justamente agora, quando começa a temporada de futebol americano, na crença de que será um grande estímulo ao consumidor que é fã do esporte. Pode ser. Mas, como diz este artigo, os constantes movimentos dos atletas num campo ou numa quadra podem sofrer com o efeito blur, aquele rastro que fica na imagem em tomadas panorâmicas de ação. Vi, por exemplo, trechos de um jogo de golfe que são espetaculares – mas, claro, não se trata de um esporte particularmente movimentado.

De qualquer maneira, todos no encontro concordamos que os videogames serão, pelo menos nesta fase inicial, o grande impulsionador dos TVs 3D. Nesse aspecto, o lançamento oficial do PlayStation 3 no Brasil acaba sendo uma boa jogada, ainda mais que a Sony já liberou a atualização para jogos 3D e promete fazer o mesmo para filmes em breve. Realmente, a sensação de imersão num game em 3D é total. E, diferentemente de um filme ou programa de televisão, quem está concentrado num jogo quer mesmo é isso – ficar imerso na ação, sem que ninguém o atrapalhe (que meu filho não me ouça…)

Aqui na redação, estamos todos ansiosos para testar o Bravia de 60″ que a Sony lança em setembro (não sei se é o mesmo dos EUA), que será ideal para avaliar essas “novas” qualidades do PS3. Lucio Pereira, da Sony, me garante que essa linha de TVs é especial, com 12 processadores 3D se comunicando com os óculos ativos, cujo design bloqueia a visão lateral do jogador, de modo que ele se concentra totalmente na tela. Outra novidade boa para os gamers é que o TV virá com três jogos novos. E em breve chega ao mercado o controlador PS Move, semelhante ao do Wii, só que para jogos em alta definição.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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