Na segunda-feira, enquanto aqui em Berlim rolava a IFA, demos uma escapadinha até Leuven, na Bélgica, a convite da Philips. Ali, funciona o centro de pesquisas de áudio da empresa. Pudemos ver de perto como são desenvolvidos os projetos de aparelhos como a caixa acústica SoundSphere (foto), os sistemas Audio 360 (que simula o som propagando-se pelo ambiente em 360 graus) e Ambisound (que equipa os TVs da Philips) e os docks para iPod. Mais interessante até do que ver tudo isso foi poder conversar com os técnicos que concebem os projetos a partir de horas e horas diárias de pesquisa. Claro, a Philips não é fabricante de aparelhos high-end, mas de produtos de massa. Seu desafio é produzir coisas que preservem a máxima qualidade possível a um custo acessível para o grande público. Esses técnicos reconhecem que vivem com um olho na tecnologia e outro nas exigências do marketing.
Nas próximas semanas, vamos detalhar um pouco mais como é esse trabalho.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS.
Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.