Na segunda-feira, enquanto aqui em Berlim rolava a IFA, demos uma escapadinha até Leuven, na Bélgica, a convite da Philips. Ali, funciona o centro de pesquisas de áudio da empresa. Pudemos ver de perto como são desenvolvidos os projetos de aparelhos como a caixa acústica SoundSphere (foto), os sistemas Audio 360 (que simula o som propagando-se pelo ambiente em 360 graus) e Ambisound (que equipa os TVs da Philips) e os docks para iPod. Mais interessante até do que ver tudo isso foi poder conversar com os técnicos que concebem os projetos a partir de horas e horas diárias de pesquisa. Claro, a Philips não é fabricante de aparelhos high-end, mas de produtos de massa. Seu desafio é produzir coisas que preservem a máxima qualidade possível a um custo acessível para o grande público. Esses técnicos reconhecem que vivem com um olho na tecnologia e outro nas exigências do marketing.
Nas próximas semanas, vamos detalhar um pouco mais como é esse trabalho.