Categories: Uncategorized

Educação vs. Educação

Mais um primoroso artigo do prof. José Pastore, que recomendo a todos que pensam no Brasil como uma Nação (com “N” maiúsculo) e não como “terra dos espertos” ou dos “amigos do rei”. Desta vez, Pastore analisa os resultados da última PNAD (Pesquisa Nacional por Análise de Domicílio), o censo do IBGE que aponta o estágio atual do País em vários aspectos de seu desenvolvimento.

O artigo, publicado pelo Estadão desta terça-feira, está aqui. Trata da questão educacional e seus reflexos no mercado de trabalho. Destaco apenas dois tópicos. Segundo o censo, aumentou a taxa de crianças e jovens nas escolas brasileiras nos últimos cinco anos – uma ótima notícia. Só que, quando se analisa esse crescimento em comparação com outros países do mesmo porte, descobre-se que continuamos muito defasados. Só um dado: enquanto no Chile 76% da população completou o ensino médio, no Brasil esse índice é de 43%. Quando se vai para os países desenvolvidos, então, é uma goleada humilhante: Canadá, 95%; Alemanha, 97%; Inglaterra, 100%, e por aí vai.

Outro ponto que me chamou a atenção no artigo – e este dado a PNAD não mostra – é que, apesar de freqüentarem mais a escola, os jovens brasileiros chegam à idade adulta sem saber ler e compreender um texto, por exemplo. A política educacional nas últimas décadas tem sido incentivar a multiplicação de escolas particulares, o que dá a muitos a ilusão de estarem aprendendo; na verdade, mal sabem ler e escrever.

O que vai se refletir na hora de encontrar um emprego decente. Como diz o prof. Pastore: “As empresas modernas buscam profissionais que tenham bom senso, lógica de raciocínio, capacidade de se comunicar por escrito e oralmente, tino para transformar informações em soluções práticas e capacidade para trabalhar em grupo. Em suma, as empresas de hoje buscam pessoas que saibam pensar e assim continuarão no futuro”.

Justamente aquilo que os governantes não querem que aconteça.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

12 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago