Categories: Uncategorized

Harman, sem contrabando?

Hoje, tivemos o evento de lançamento da Harman do Brasil, nova empresa que surge após a compra da gaúcha Selenium pelo grupo americano Harman. Como anunciado na semana passada, a cúpula da empresa – incluindo o CEO, Dinesh Paliwal – está no Brasil, entusiasmada com as perspectivas que o País oferece. “Não tem mais volta, é um processo irreversível”, me disse Paliwal. “Não importa quem seja o próximo presidente, a rota do Brasil para se tornar uma potência econômica já está traçada”.

Paliwal diz conhecer bem nosso país. Durante vinte anos, dirigiu a ABB, gigante suíça do setor de engenharia e automação pesada, com grandes negócios aqui. “Antes de tomar a decisão de investir no Brasil, conversei muito com presidentes de outras empresas que aqui estão. Passei muito tempo vindo para cá três ou quatro vezes por ano. E não tenho a menor dúvida: será um dos mercados mais importantes para nós daqui a dois ou três anos”.

Para dar ideia do entusiasmo, a Harman está investindo bastante na Expo Music, feira de equipamentos de áudio profissionais que acontece esta semana em São Paulo. “Vamos mostrar 75 produtos lá”, disse Paliwal. Quando perguntei sobre a estratégia de distribuição, especialmente sobre a questão do contrabando, ele passou a palavra a Blake Augsburger, diretor da divisão de áudio profissional do grupo. “Essa é uma preocupação nossa no mundo inteiro”, disse ele. “Todos os nossos produtos agora terão número de série, para que possamos rastreá-los. E teremos uma equipe aqui no Brasil para tratar diretamente desse problema, pois sabemos quanto isso pode prejudicar uma marca”.

Augsburger e o diretor da Harman do Brasil, Rodrigo Kniest (foto), deixam claro que a ideia é começar a fabricar em Manaus os produtos, para que tenham preços competitivos, o que por si só irá desestimular o mercado paralelo.

Em tempo: de início, o grupo só irá comercializar no Brasil suas linhas de áudio profissional e automotiva. Produtos para home theater ficam para uma segunda etapa.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

    • Fabio, a Harman do Brasil é responsável também pela distribuição no Paraguai. Ou seja, eles vão controlar tudo. Pelo menos, foi o que nos informaram. Abs. Orlando

  • tenho uma loja de som automotivo gostaria de ter os produtos jbl como faço para ser um representante

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago