Categories: Uncategorized

De olho na conta de luz

Foi aberta na última sexta-feira a consulta pública para troca dos velhos relógios de medição do consumo de energia que a maioria das pessoas tem em casa. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu dar prazo até 17 de dezembro para que todos os interessados – empresas, especialistas no assunto e usuários finais – dêem suas sugestões. No dia 9 de dezembro, haverá em Brasilia uma audiência pública onde o tema será debatido. A partir dos dados coletados, a Aneel publicará uma resolução concedendo 18 meses para que as operadoras troquem os medidores.

A ideia é dar o primeiro passo para implantar no País o chamado smart grid, sistema de medição já adotado em países como Japão e EUA, pelo qual o próprio consumidor pode fazer o controle da energia que consome e saber exatamente quanto gasta com cada aparelho que tem em casa. Segundo a Aneel, a proposta inicial prevê a instalação de medidores eletrônicos que informem o consumo em tempo real, registrando a tensão fornecida pela operadora e a energia que de fato está sendo utilizada pela residência, inclusive com a tarifa correspondente.

Será, sem dúvida, um grande avanço para o País. A Aneel prevê a troca de 63 milhões de medidores, a partir da publicação da resolução. Claro, não há como prever quanto tempo isso vai levar, até porque teoricamente nenhum consumidor poderá ser obrigado a adotar o novo sistema. E, como sabemos, a quantidade de “gatos” e outras artimanhas espalhados por aí é tão grande que dificilmente se conseguirá abranger todos os domicílios.

Mas já é um belo começo. Uma notícia daquelas que se pode comemorar. Os interessados em enviar sugestões podem utilizar este endereço. E, para saber melhor como funciona o smart grid, aqui estão alguns links legais:

Smart Grid Forum

Portal Smart Grid News

A caminho da rede inteligente

Convergência entre energia e telecomunicações


Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Além disso,li na Folha que os custos dessa mudança será repassado aos já espoliados consumidores,como sempre...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

5 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago