A ideia é dar o primeiro passo para implantar no País o chamado smart grid, sistema de medição já adotado em países como Japão e EUA, pelo qual o próprio consumidor pode fazer o controle da energia que consome e saber exatamente quanto gasta com cada aparelho que tem em casa. Segundo a Aneel, a proposta inicial prevê a instalação de medidores eletrônicos que informem o consumo em tempo real, registrando a tensão fornecida pela operadora e a energia que de fato está sendo utilizada pela residência, inclusive com a tarifa correspondente.
Será, sem dúvida, um grande avanço para o País. A Aneel prevê a troca de 63 milhões de medidores, a partir da publicação da resolução. Claro, não há como prever quanto tempo isso vai levar, até porque teoricamente nenhum consumidor poderá ser obrigado a adotar o novo sistema. E, como sabemos, a quantidade de “gatos” e outras artimanhas espalhados por aí é tão grande que dificilmente se conseguirá abranger todos os domicílios.
Mas já é um belo começo. Uma notícia daquelas que se pode comemorar. Os interessados em enviar sugestões podem utilizar este endereço. E, para saber melhor como funciona o smart grid, aqui estão alguns links legais:
Convergência entre energia e telecomunicações
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…
View Comments
Além disso,li na Folha que os custos dessa mudança será repassado aos já espoliados consumidores,como sempre...