Foi aberta na última sexta-feira a consulta pública para troca dos velhos relógios de medição do consumo de energia que a maioria das pessoas tem em casa. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu dar prazo até 17 de dezembro para que todos os interessados – empresas, especialistas no assunto e usuários finais – dêem suas sugestões. No dia 9 de dezembro, haverá em Brasilia uma audiência pública onde o tema será debatido. A partir dos dados coletados, a Aneel publicará uma resolução concedendo 18 meses para que as operadoras troquem os medidores.

A ideia é dar o primeiro passo para implantar no País o chamado smart grid, sistema de medição já adotado em países como Japão e EUA, pelo qual o próprio consumidor pode fazer o controle da energia que consome e saber exatamente quanto gasta com cada aparelho que tem em casa. Segundo a Aneel, a proposta inicial prevê a instalação de medidores eletrônicos que informem o consumo em tempo real, registrando a tensão fornecida pela operadora e a energia que de fato está sendo utilizada pela residência, inclusive com a tarifa correspondente.

Será, sem dúvida, um grande avanço para o País. A Aneel prevê a troca de 63 milhões de medidores, a partir da publicação da resolução. Claro, não há como prever quanto tempo isso vai levar, até porque teoricamente nenhum consumidor poderá ser obrigado a adotar o novo sistema. E, como sabemos, a quantidade de “gatos” e outras artimanhas espalhados por aí é tão grande que dificilmente se conseguirá abranger todos os domicílios.

Mas já é um belo começo. Uma notícia daquelas que se pode comemorar. Os interessados em enviar sugestões podem utilizar este endereço. E, para saber melhor como funciona o smart grid, aqui estão alguns links legais:

Smart Grid Forum

Portal Smart Grid News

A caminho da rede inteligente

Convergência entre energia e telecomunicações


1 thought on “De olho na conta de luz

  1. Além disso,li na Folha que os custos dessa mudança será repassado aos já espoliados consumidores,como sempre…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *