Categories: Uncategorized

Mais opções em automação

Nesta sexta-feira, fomos conhecer a Mostra Artefacto de Decoração, evento que começa a se tornar tradicional no setor, a convite da empresa SMS, responsável pelos sistemas de automação eletrônica utilizados ali. Famosa há décadas por seus equipamentos de proteção de energia, há cerca de dois anos a SMS começou a investir em automação a partir de sua fábrica em Diadema, na Grande São Paulo. Já lançou um poderoso media center, com capacidade de até 1.5 Terabyte e um vistoso display LCD, e agora está ampliando a oferta de paineis e circuitos para iluminação automatizada sem fio. Vimos uma interessante demonstração das “caixinhas” que funcionam acopladas às tomadas elétricas, permitindo que qualquer aparelho elétrico (e não apenas lâmpadas) se integre à rede da residência.

Essa, sem dúvida, é a grande tendência no mercado de sistemas residenciais: a possibilidade de instalar novos recursos (de entretenimento, segurança etc) sem ter que fazer reformas. Tudo funciona sem fio, aproveitando a rede elétrica já existente. Quem imagina que tudo isso custa uma fortuna irá se surpreender com os preços – que, é claro, dependem da sofisticação do sistema e das condições físicas da residência. Ainda ouço, de vez em quando, críticas à confiabilidade dos sistemas de automação, mas são impressionantes os avanços obtidos por empresas como Crestron, Lutron, Control4, Savant, Xantech e as brasileiras Scenario, Projekt, Absolute. Agora, a SMS junta-se a esse grupo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago